Cuidado, a sua Escova de Dentes Pode Esconder Bactérias!

escova-de-dentes-velha-usada-estragada

Ela é a sua amiga de todos os dias, e é responsável pela sua limpeza e saúde bucal. A sua escova, embora seja um objeto de higiene, no entanto, pode também, ser responsável por contaminações e, consequentemente, prejudicar a sua saúde. Contudo, isto só depende de você.

Bem sabemos que as bactérias estão em todo lugar, inclusive na sua escova de dentes. São diversas: de Streptococcus mutans e Estafilococos a Candida albicans e coliformes fecais. A boca de um ser humano abriga uma verdadeira comunidade de bactérias e outros microrganismos. Também é praticamente impossível se ficar longe desses seres minúsculos.

 

limpeza-escova-dente-640x400

Variadas formas de bactérias já foram identificadas sobre as cerdas das escovas que são jogadas à toa ou guardadas sem nenhuma proteção no banheiro. De acordo com um estudo feito pela Universidade Quinnipiac, em Connecticut, nos Estados Unidos, 60% das escovas coletadas em banheiros compartilhados por uma média de nove pessoas, estavam contaminadas, com 80% de chance de terem sido afetadas pelas bactérias de outras pessoas.

 

not_1473418341

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), afirmam que entre as doenças mais comuns que ocorrem na boca, está a cárie dental. Isto ocorre quando os dentes são atacados por bactérias, especialmente a Streptococcus mutans, que produzem ácidos os quais destroem o esmalte e a dentina, a camada encoberta, resultando na desmineralização do dente.

 

foto-de-Candidíase-Oral

Outro grande problema bucal é a candidíase oral, provocada pelo fungo Candida albicans. Essa infecção aparece quando o fungo se deposita no interior da boca. Muitas vezes essa patologia se desenvolve quando a pessoa está com o sistema imunológico fraco. Lembrando ainda que além desse fungo, existe uma outra bactéria extremamente resistente que também pode afetar a saúde bucal. Trata-se da Pseudomonas aeruginosa, muito prejudicial para pacientes com problemas gengivais, agravando ou piorando as infecções.

 

Como-Desentupir-uma-Privada

Ainda um outro grande problema, são os coliformes fecais. Essas bactérias são  encontradas no intestino humano e de animais, saindo através das fezes. Você sabia, que essas bactérias podem acabar indo parar na sua escova de dentes? Pois é, isso acontece durante a descarga que você dá no vaso sanitário, quando essas bactérias acabam se espalhando, contaminando tanto o banheiro quanto a escova, que muita gente guarda em cima da pia. Portanto, antes de dar a próxima descarga no sanitário, procure baixar a tampa, para evitar a contaminação por essas bactérias.

 

20184135213733

Deixar restos de alimentos na escova é mais um sério problema. Isto permite que as  bactérias se reproduzam mais rapidamente. Se alguém tem algum tipo de infecção na boca ou até mesmo sangramento nas gengivas, corre um grande risco de ser atacado por bactérias. Melhor evitar que isso aconteça, lavando bem a sua escova após a escovação.

 

aprenda-como-limpar-a-escova-de-dente-e-evitar-contaminacoes

O Dr. Marco Antonio Manfredini, Secretário do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) e doutor pela Universidade de São Paulo (USP), deixa claro que as escovas dentais são importantes aliadas para manter o sorriso em dia. Mas para estar sempre com o hálito fresco, dentes limpos e saudáveis, é preciso cuidar também da limpeza e manutenção da escova. Ele explica: “Sempre que a pessoa utilizar a escova, é importante lavar bem o objeto para que ele não fique com restos de alimentos”.  — “Muitas vezes, em casas com mais de uma pessoa, é comum que as escovas fiquem juntas em um mesmo recipiente (como copos). Isso pode fazer com que as cerdas entrem em contato, e as bactérias acabem migrando de uma escova para outra”, esclarece o dentista.

O certo seria você limpar sua escova em água corrente, e deixar escorrer a água das cerdas. Regularmente, procure mergulhar a escova em hipoclorito de sódio 1% ou em clorexidina. Vale salientar que esse processo de descontaminação só resolve a situação de forma momentânea. Quando você voltar a escovar os dentes, a escova estará novamente contaminada.

 

gengiva-sangrou-é-gengivite

O Dr. Marco Antonio Manfredini ainda esclarece que as bactérias estão presentes em todo o corpo humano, ou seja, na boca, na pele e nas mãos. “Não podemos pensar que não escovando os dentes vamos evitar essa contaminação. Fazer a higiene correta, com certeza, traz menos problemas do que não escovar os dentes”, concluiu ele.

 

 

 

 

 

 

2 comentários em “Cuidado, a sua Escova de Dentes Pode Esconder Bactérias!

Deixe um comentário