O Arroz e Um Alerta Para a Sua Saúde

arroz.1

De uma forma tão fácil e a mais tradicional, para se fazer um arroz basta apenas colocar um pouco de óleo ou azeite em uma panela e refogar alho e cebola. Em seguida, envolver nesse refogado o arroz já lavado e acrescentar água fervente. A partir daí, é só cozinhar o arroz e esperar a água secar completamente.
Embora pareça algo simples, no entanto, já houve descobertas científicas de que esse tipo de cozimento é perigoso, podendo levar a sérios problemas de saúde e até mesmo à possibilidade de morte. Agora saiba o porquê de tudo isso.

 

arroz.arsenico

Estudos recentes revelam que a forma tradicional de como preparamos o arroz, libera vestígios de um semimetal muito perigoso para a nossa saúde. Segundo os cientistas, trata-se do arsênico.
O arsênico é um semimetal tóxico e muito usado como esterilizante de solo. Ele contamina o arroz na fase de plantio quando é associado aos fertilizantes e à água. A revista portuguesa Visão em uma matéria datada de 8 de fevereiro de 2017, destaca o assunto de acordo com as recentes pesquisas e estudos dos cientistas. Eles revelam que o processo de cozimento do arroz até que a água seque por completo deixa os vestígios de arsênico que ao consumirmos, estaremos expondo o nosso organismo a sérios problemas de saúde, dentre os quais, citam: câncer, problemas cardíacos, diabetes e outras complicações.

 

A Melhor Forma de Preparar o Arroz

arroz3

O professor de ciências biológicas, Andy Meharg, da Queen’s University Belfast, realizou testes que comprovaram que o pior método de cozinhar o arroz é aquele muito usado por nós, o de colocar uma porção de arroz em duas de água.
Uma técnica saudável, mas pouco usada é deixar o arroz repousar em água durante toda a noite, o que fará baixar em cerca de 80% os níveis de arsênico no alimento.
Todavia, o melhor método e o mais saudável é cozinhar uma porção de arroz em 5 porções de água e depois escorrer o arroz. Esta é a melhor forma de eliminar qualquer vestígio de arsênico no alimento.

 

arroz4

No entanto, seria justo também afirmar que existe muito debate e controvérsia acerca desse assunto. Outros pesquisadores descartam qualquer perigo do elemento arsênico em relação ao arroz. Eles dizem que há uma legislação específica que controla os níveis de arsênico no arroz o que não poderá provocar qualquer dano à saúde.
Contudo, em meio a tantas controvérsias sem uma conclusão sólida do assunto, melhor recorrermos ao antigo ditado que diz: “É melhor prevenir do que remediar”.

 

47 comentários em “O Arroz e Um Alerta Para a Sua Saúde

  1. Olha só…Com todas as descobertas,só não descobriram que tudo faz mal…Eu já nem gosto tanto de arroz…Como, mas não amo.Não é que deteste.Também não chega a tanto.Mas nos últimos tempos descobri que,bem feitinho,até que gosto do arroz integral.Digo bem feitinho porque tem um modo que o arroz integral fica bonito,encorpado,como o comum,mas, gostoso,na minha opinião.Fazer comida não é o meu forte mas o pessoal aqui de casa me disse que faz o arroz integral diferente de como diz na embalagem mas continua saudável.Mas também já fizeram como diz na embalagem e também gostei,mesmo não tendo ficado tão encorpado.Então…Acho que gosto do arroz integral e não sou fã do arroz comum,não.

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s