Leite de Gergelim – Um Alimento que não Pode Faltar na sua Casa

2

A natureza é muito variada e através dela você encontrará uma série de soluções necessárias para a sua saúde e o seu bem-estar. Nesse artigo vamos falar um pouco do famoso  gergelim, também conhecido como sésamo. O gergelim (Sesamum indicum L.) contém grande variedade de nutrientes com alto valor biológico, como gorduras insaturadas (ajuda a reduzir o colesterol no sangue) e a lecitina, muito importante para o nosso organismo, inclusive a lecitina do gergelim é muito melhor que a lecitina da soja. O gergelim contém ainda algumas vitaminas essenciais ao nosso organismo, especialmente A, B1, B2, B12, B6, C, D e E; contém também Aminoácidos, Fósforo, Ferro, Magnésio, Cobre, Crómio, e ainda tem mais Cálcio que o próprio leite de vaca.

 

Leite

INDICAÇÕES DO GERGELIM:

O gergelim é indicado para tratar a prisão de ventre, hemorroidas, colesterol ruim e o excesso de açúcar no sangue. Além disso, melhora a elasticidade da pele, atrasa o aparecimento de cabelos brancos e fortalece os tendões e ossos. Suas propriedades incluem: ação adstringente, analgésica, antidiabética, antidiarreica, anti-inflamatória, bactericida, diurética, relaxante e repelente.

SEU MODO DE USAR:

As partes utilizadas do gergelim são suas sementes, que também podem ser usadas na preparação de pães, bolos, bolachas, sopas, saladas, iogurte e feijão. O doce de gergelim é outra grande opção para uma sobremesa realmente deliciosa, que é muito típica em diferentes países. O seu leite é muito fácil de fazer e tem a vantagem de ser rico em cálcio e não possuir lactose. É rico em magnésio, mineral que associado ao cálcio e vitamina D, se torna essencial para a absorção do próprio cálcio.

 

2

INGREDIENTES PARA O LEITE:

  • 1 xícara grande de gergelim bege ou preto (o preto é o que tem mais cálcio)
  • 3 xícaras grandes de água filtrada ou mineral.

                                                                                                                                                                  MODO DE PREPARAR O LEITE:

  • Guarde o gergelim de molho na água de 8 a 12 horas.
  • Após esse período, jogue a água fora e fique só com as sementes hidratadas de gergelim.
  • Agora bata as sementes no liquidificador com 3 ou 4 xícaras grandes de água (a quantidade vai depender de você querer um leite mais grosso ou fino).
  • Coe, e está pronto o seu leite de gergelim.
  • Guarde na geladeira e consuma em até 24 horas.

Se quiser adoçar, use mel (se não for diabético) ou stévia pura.

 

2

Mais um detalhe: depois de coar o leite, pegue a sobra das sementes e faça uma deliciosa ricota de gergelim, temperando com especiarias do seu gosto (alecrim, orégano, salsinha, azeite e sal, por exemplo). Essa ricota é chamada de “queigelim”.

 

 

6 comentários em “Leite de Gergelim – Um Alimento que não Pode Faltar na sua Casa

  1. Você sabe me dizer se a cor do leite muda quando se faz com o gergelim bege ou com o preto?

    Tenho tentado diminuir o consumo de leite… não é fácil, tanto pela questão da espessura/cremosidade como do valor afetivo/infância. Continuarei tentando.

    Curtido por 2 pessoas

    1. Boa noite Cristileine!
      Somente agora vi o seu contato, pois passei o dia sem visualizar o blog. Sobre sua pergunta, levei até à minha irmã que conhece muito dessa área natural. Ela me informou que o gergelim branco produz um leite branco, mas o preto produz um leite de cor um tanto caramelado. O preto é mais rico em cálcio. Um detalhe: existe o gergelim descascado à venda nas casas de produtos naturais. Caso você o utilize, deverá deixar de molho por no máximo uma hora, pois, acima disto, poderá produzir um leite com sabor amargo. Melhor usar com casca mesmo.
      No mais, agradeço por sua participação!
      Um abraço, minha amiga!

      Curtido por 1 pessoa

  2. Boa noite.Algo muito estranho está acontecendo…
    Sempre segui seu blog.Percebi que não tenho visto suas atualizações de postagens.Vim conferir suas publicações para curtir e até comentar.Percebi que não estava mais seguindo seu blog.Como isso aconteceu?!
    Uai!Estou te seguindo novamente,viu?!
    Fica parecendo que só vim porque vc curtiu minhas postagens.Não sou assim.Não faço essas coisas.Sigo blogs que não me seguem de volta e até curto certas publicações de tais pessoas.Outros me bloquearam sem mais nem menos.Não tô nem aí.DEUS vê todas as coisas.Agradeço à você pelo grande incentivo que tem dado ao meu blog.DEUS te abençoe muito!

    Curtido por 2 pessoas

    1. Olá minha querida amiga! Eu fiquei surpreso ao receber informação do WordPress de que você tornou-se minha seguidora, até porque eu já a tinha como seguidora, inclusive estou recebendo normalmente suas atualizações. Só não entendo o porquê do fato acontecido com você. E fico feliz por sua consideração e amizade. Quanto àqueles que lhe bloqueiam, com certeza não lhe fará falta alguma, afinal, nem todo mundo é amigo e nem todos têm a mesma consideração. Da minha parte, admiro muito o seu blog. E aproveito para desejar uma excelente semana para você! Abraço.

      Curtir

Deixe um comentário