Bolos – Saiba Qual a Diferença Deles Quando Feitos Com Óleo ou Com Manteiga

bolo-de-fuba-fofo

Existe uma variedade de bolos que são produzidos com diferentes sabores, com ou sem recheios e de diferentes aspectos. O que muita gente não sabe é que os ingredientes gordurosos no preparo desses bolos nem sempre são os mesmos. A realidade é que alguns bolos são feitos com óleo e outros são feitos com manteiga. E existe um motivo por trás disso.  
E neste post, vamos tornar claro e compreensível o motivo dessa diferença.

 

Bolo-de-Chocolate-de-Liquidificador-4

 

Bolo Feito Com Óleo

O bolo feito com óleo é consistente, fofinho e úmido. Ele se torna fofinho porque o óleo contido nele não permite a absorção mais densa de água, por isso, poderá ser levado para a geladeira sem alterar o seu aspecto, ou seja, ele continuará consistente, fofinho e com a mesma umidade ou até mais macio. E se você o congelar envolvido em papel filme, mesmo assim ele continuará com as mesmas características.

Agora, o que dizer do bolo feito com manteiga?

 

foto1-2

 

Bolo Feito Com Manteiga

Já do bolo feito com manteiga não se pode esperar a mesma coisa. Se você o levar à geladeira, com certeza irá ficar mais duro, ressecado e com sabor alterado. Isso acontece porque a manteiga nele contido absorverá a umidade interna da geladeira o tornando assim. Para exemplificar, citamos o caso de uma manteiga fora da geladeira, que fica num aspecto amolecido, mas se a levarmos à geladeira, com certeza ela ficará dura e de péssimo aspecto. Portanto, a manteiga terá o mesmo efeito estando presente no bolo.

 

foto1

Outra diferença entre esses bolos está na forma de como usá-los para algum fim. Por exemplo: Os bolos feitos com óleo, por serem muito fofos, exigem um certo cuidado na hora de desenformar, pois correm o risco de quebrarem. Até para cortá-los, percebe-se que também necessita de algum cuidado. Portanto, são bolos difíceis de rechear e podem acabar quebrando. A receita que leva óleo geralmente é para bolos prensados e que após serem recheados, precisam ir para a geladeira para firmar o recheio.
Por outro lado, os bolos feitos com manteiga são mais firmes e com mais estrutura, sendo ótimos
para rechear. São eles que sustentam os confeites com a pasta de açúcar e que não podem ir para a geladeira.

Portanto, estas são as diferenças entre os dois tipos de bolo (com óleo ou com manteiga). E sabendo disso, você agora saberá como utilizar cada um e até mesmo escolher o tipo de receita para a ocasião mais adequada.

 

 

 

67 comentários em “Bolos – Saiba Qual a Diferença Deles Quando Feitos Com Óleo ou Com Manteiga

  1. Meu querido amigo,agradeço muito a vc pelas dicas e ensinamentos preciosos que me deu.Este último de colar e copiar os links, então…Há muito tempo queria saber isso,vc nem imagina o bem que vc me fez,além de todas as outras coisas que vc já me ensinou.De coração,muito obrigada.Quanto ao canal de filmes antigos na Internet que vc me passou,está anotado,mas confesso que ainda não entrei muitas vezes,só poucas.Não tenho tido tempo com calma para curtir bem como quero,o canal,mas qualquer hora consigo.E também,um temp atrás,minha Internet esteve terrível.Agora está um pouco melhor.Mas esse negócio de copiar e colar foi fundamental para mim,ainda estou treinando,praticando mas me ajudou muito,muito,muito.Por enquanto só tenho usado no telefone,no computador ainda não vi.Mas é o mesmo modo,no computador?
    Bem,vcs amigos são uns anjos,vou aprendendo com vcs e praticando o que vcs me ensinam.Muito obrigada.

    Curtido por 3 pessoas

    1. É sempre um grande prazer lhe ajudar!
      Quando tiveres uma oportunidade de assistir aos canais que lhe indiquei, verás qua são maravilhosos. E sobre o copiar e colar, esse método também serve para o computador, bastando usar o lado direito do mouse.
      Um abraço e feliz ano novo!

      Curtido por 1 pessoa

      1. Só tenho um canal anotado.Se não me engano,o outro tinha algum problema,não lembro qual,e vc me passou o melhor.Já tem um tempo,não lembro qual o problema do outro canal.Mas este que eu tenho anotado,eu já entrei,gostei,mas quero curtir mais,com mais calma,sem pensar que tenho que interromper para ir resolver alguma coisa,entende?Quero poder assistir a um filme do começo ao fim,neste canal que vc me passou,sem ter que parar no meio.Quanto ao computador,eu ainda estou para pegar,é um laptop,está fechado,com muitos papéis em cima dele.Desde quando minha mãe se foi até hoje,só peguei ele 2 vezes,pode?

        Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário