Os Melhores Substitutos de Ovo Nas Receitas de Bolos e Outros Alimentos

Ovo-7-dicas-para-usar-corretamente-esse-ingrediente-no-preparo-do-bolo

Os Bolos e muitos outros alimentos similares tradicionalmente são feitos com ingredientes básicos como: farinha de trigo, açúcar, manteiga e fermento. Porém, outro ingrediente muito comum nessas receitas é o ovo. Algumas receitas levam ovos inteiros, outras somente as gemas e outras levam claras em neve. No entanto, nem todo mundo é chegado a ovo, e tem gente que repugna aquele aroma característico que muitas vezes se apresenta em alguns produtos que levam ovos.
Todavia, eles são necessários nas receitas de bolos e de alguns outros alimentos. Você sabe qual é a função do ovo nessas receitas?

 

comer-massa-de-bolo-crua-pode-ser-bem-perigoso

São várias as funções do ovo em todas as receitas que exigem a sua presença na confecção de bolos, biscoitos e outros produtos. Ele dá estrutura, firmeza e leveza à massa, além de misturar e dar liga aos ingredientes. Isso acontece porque o ovo tem lecitina a qual funciona como um emulsificante natural. E as claras em neve fornecem ar para a massa, fazendo com que o bolo fique macio e fofinho.
Entretanto, é possível substituir o ovo por outros ingredientes que fazem o mesmo efeito, sem alterar a qualidade do produto da sua receita.

Vale a pena lembrar que 1 ovo é aproximadamente 1/4 xícara (4 colheres de sopa/60g). Então você precisará substituir esse volume em sua receita, ou seja, o substituto do ovo precisa ser igual à quantidade de ovo que você está deixando de fora.

Deixaremos aqui alguns itens mais utilizados em substituição do ovo:

purebanana

1 – Purê de Banana

Use 1/4 xícara de banana amassada (cerca de metade de uma banana). A banana dará também um sabor suave à sua receita, o que pode ser uma coisa boa.

 

compota maçã

2 – Compota de Maçã

Use ¼ xícara (4 colheres de sopa) de compota de maçã. A maçã dará um sabor gostoso e suave ao que você preparar.

 

água-de-linhaça

3 – Água de Linhaça

Coloque 1 colher (sopa) de linhaça moída num recipiente com água e deixe de molho por 20 minutos. Será necessário 3 colheres (sopa) de água. Após o tempo indicado, a linhaça se tornará um gel que será colocado na receita em substituição do ovo. 

 
sourCream1
4 – Creme de Tofu

Para cada ovo substituído, você precisará de ¼ xícara (4 colheres de sopa) de creme de tofu.
Para quem não sabe, tofu é um alimento produzido a partir da soja, tem uma textura firme parecida com a do queijo, sabor delicado, cor branca e apresenta-se sob a forma de um bloco branco ou pode ser também cremoso.

 

iogurtenatural

5 – Iogurte Natural Sem Açúcar

Você deverá usar ¼ xícara (4 colheres de sopa) de iogurte natural.

 

leite-condensado-diet-5

6 – Leite Condensado

A medida é de ¼ xícara (4 colheres de sopa) de Leite condensado.
Um detalhe: fique atento sobre a questão do controle de açúcar na sua receita, levando em conta que o leite condensado é adocicado.

 

12717296_688943271248066_1991497803514688978_n

Além de bolos, você poderá fazer cupcakes, brownies, biscoitos e uma diversidade de outras guloseimas cujo o preparo poderá substituir o ovo por outras opções conforme mostradas aqui.

E caso você conheça mais opções substitutas do ovo, informe pra nós, deixando informações aqui nos comentários.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5 comentários em “Os Melhores Substitutos de Ovo Nas Receitas de Bolos e Outros Alimentos

  1. Que boas dicas, meu amigo, mas apesar delas gosto muito de ovo, cozido ou frito, dois ou mais, e mesmo em doces. O que tem que moderar, e que muita gente que faz doce, não faz, é diminuir o açúcar.
    Grande abraço e belo post.

    Curtido por 3 pessoas

Deixe um comentário