Óleo de Cozinha – Aprenda a Reciclar

foto1

Se você costuma pegar o óleo usado nas frituras e jogar fora pelo ralo da pia ou pelo vaso sanitário, chegou a hora de mudar esse comportamento. Ele é bastante prejudicial à natureza, além de entupir as tubulações hidráulicas de sua residência, principalmente causando um caos a quem mora em apartamento e prejudicando também os encanamentos das redes de esgotos. Sem falar que ainda é um grande atraente de bactérias, ratos e baratas.

 

foto2

Você pode não acreditar, mas um simples litro de óleo de cozinha é capaz de contaminar mais de 25 mil litros de água. Por isso, cabe a todos nós usarmos de consciência e aprendermos a dar um destino melhor para esse resíduo.
Após usar o seu óleo nas frituras, evite jogá-lo nos ralos ou no sanitário. Se você mora em condomínio, procure saber se existe no local um ponto de coleta seletiva do óleo. Caso não haja um local de coleta no seu condomínio (ou se você mora numa casa), busque informações sobre locais de postos de coleta e leve o seu óleo devidamente acondicionado em uma garrafa PET.

 

foto3

O óleo que utilizamos para frituras pode ser transformado em coisas bastante úteis, como tinta, sabão, detergente e biodiesel.

 

Veja logo abaixo algumas dicas para armazenar o óleo usado e descartá-lo da forma correta:

– Quando o óleo de cozinha não puder ser reutilizado para novas frituras, deixe-o esfriar bem.

– Pegue uma garrafa PET intacta (sem furos ou rachaduras) e usando um funil, coloque nela o óleo.

– Se a garrafa não encher, você poderá guardá-la para colocar mais óleo que for descartado em outra ocasião. Mas conserve a garrafa bem tampada.

– Após encher a garrafa, leve-a a um posto de coleta.

 

Fazendo assim, você estará não apenas evitando transtornos com entupimentos, sujeiras e atraindo pragas ou doenças, mas ajudando a salvar e preservar o meio ambiente em que você vive.

4 comentários em “Óleo de Cozinha – Aprenda a Reciclar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s