Cleópatra – Uma Outra História Sobre a Beleza da Famosa Rainha

20170702_154647

A incrível beleza de Cleópatra sempre foi aceita sem contra-argumento. No entanto, não existe nada contemporâneo que comprove a sua beleza, nem sequer afirmações dos antigos sobre essa questão. Atualmente, existem diversos estudos de moedas e estátuas da época que revelam a verdadeira face da incrível mulher que seduzia a qualquer homem.

 

20170702_153149

A história da vida e do suicídio de Cleópatra, tornou-se tema de diversas obras de arte, da literatura e do cinema. Ela já foi protagonizada pelas mais lindas atrizes do cinema: Claudette Colbert, Vivien Leigh, Elizabeth Taylor. Entretanto, as evidências contidas em retratos e esculturas modernas mostram um lado contrário aos seus supostos encantos e beleza romântica.

 

Revendo diversas imagens da época com estudos bem criteriosos, pesquisadores, analistas, historiadores e arqueólogos concluíram que Cleópatra não era dona de tanta beleza como sempre foi propagado. Geralmente as imagens que lhe são associadas refletem algo contrário à beleza, ou seja, caricaturas. Essas imagens são as únicas provas disponíveis para os estudiosos. A principal fonte confiável mais antiga foi o historiador Plutarco que escreveu: “Segundo dizem, sua beleza não era em si nem por si mesma incomparável… mas sua conversa tinha um encanto irresistível; de um lado, sua aparência, combinada à sedução de sua fala e, de outro, sua personalidade, que permeava suas ações de um modo inexplicável… era absolutamente fascinante. Sua voz era doce”.

 

20170702_153809
Moedas de prata e bronze cunhadas em Alexandria dão à Cleópatra nariz recurvado e queixo bem notável. Nas Moedas, muitas vezes o nariz e os olhos eram realçados para exprimir autoridade e firmeza.

20170702_153235

De acordo com as palavras de Plutarco, Cleópatra conseguia envolver Reis e Imperadores apenas com as suas palavras e doce voz. Com certeza o seu encanto estava no seu falar, no seu agir e no seu vestir.

 

20170702_154033Um relevo do templo de Hátor mostra Cleópatra vestida de Ísis

 

Cleópatra era da dinastia ptolomaica, e assim sendo, não se encaixava nos padrões de beleza da época. As múmias de mulheres encontradas desta época, eram de 1,50 m de altura e não eram magras. Moedas e bustos encontrados de Cleópatra revelam uma pessoa de pescoço curto, grosso, nariz elevado e orelhas grandes.

 

20170702_154134Imagem de Cleópatra com seus adornos de rainha

 

Na ilha grega de Delos foi encontrado um busto o qual os pesquisadores associam com outras imagens já encontradas e que apontam para Cleópatra. A imagem mostra uma mulher de nariz curvo, dobras de gordura no pescoço e penteado típico da rainha.

 

20170702_154304Busto encontrado na ilha grega de Delos

 

20170702_154203
Um anel de ouro de 50-30 a.C. mostra Cleópatra adornada de rainha. Seu nariz e queixo são retratados de forma mais realista do que qualquer outro achado, tornando um retrato mais fiel da rainha em vida.

 

Portanto, Cleópatra foi uma mulher sedutora que usava sua doce lábia para influenciar a política. Não era o seu aspecto físico que a tornava atraente; ela falava uma dúzia de línguas e entendia de matemática, filosofia, oratória e astronomia. O historiador Plutarco, apesar de odiá-la, dizia que Cleópatra tinha um encanto irresistível, o qual nascia de sua conversa.

 

 

 

 

Anúncios

17 comentários em “Cleópatra – Uma Outra História Sobre a Beleza da Famosa Rainha

  1. Muito interessante seu post, já tinha lido sobre a lábia de Cleópatra (risos)
    mas a leveza com que expõe diversos assuntos, é algo que gosto muito.

    Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras,kkkk ela provou que nem sempre!😉

    👏👏👏👏😘☕

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s