Bode Ioiô – Eleito Vereador Mais Famoso de Uma Cidade em Todos os Tempos

ioiô
Em 1915, uma seca terrível assolava o Estado do Ceará obrigando os sertanejos a migrarem para a Capital. Uma família de retirantes chegou em Fortaleza trazendo consigo, um bode o qual foi comprado e mantido por José de Magalhães Porto, representante de uma empresa britânica chamada Rossbach Brazil Company, localizada na Praia de Iracema. O que jamais se imaginava, é que um dia o bode se tornasse tão famoso, tão querido e imortalizado pelo povo da Cidade de Fortaleza.

 

Bode_Ioiô_4O bode Ioiô embalsamado, no Museu do Ceará

 

O bode costumava perambular pelas ruas do centro de Fortaleza na companhia de boêmios e escritores que frequentavam os bares e cafés ao redor da Praça do Ferreira, antigo centro cultural da capital, e que lhe davam cachaça para beber. Costumava correr atrás das mocinhas e dos padres, pelo efeito que o vento fazia nos seus vestidos e nas batinas, respectivamente. Era também o xodó dos estudantes que o insultavam e depois corriam, tendo o Ioiô correndo atrás de si. Todos os dias ele percorria um mesmo trajeto, definido entre a Praça do Ferreira e a Praia de Iracema. Foi por isso que ganhou o apelido de Ioiô, pois subia e descia pelas ruas de Fortaleza. Havia então se tornado popular e muito querido pelo povo da cidade.

 

O dia em que o bode foi eleito vereador da Cidade

CAPA_LIVRO_YOIO_BODE_CELEBRIDADE

Numa época de muitas dificuldades e uma classe política suja e corrompida, o povo de Fortaleza deu a resposta nas urnas. Em 1922, ano de eleições, os votos eram no papel, escrevendo o nome dos seus candidatos e lançando na urna. Para surpresa geral, o bode Ioiô tinha sido apontado como o vereador mais votado de Fortaleza, embora não fosse candidato. Nunca tomou posse de seu posto, mas passou a ser conhecido como “O Bode Celebridade”.

 

Ioio

A fama do bode se tornou tão grande, que rompeu fronteiras. Hoje existe uma réplica do bode Ioiô no museu de Hollywood. Ele virou literatura de cordel e passou a fazer parte da cultura do povo cearense.

O tempo foi passando e o seu vigor físico foi diminuindo, até que um dia, no ano de 1931, foi encontrado morto próximo à Praia de Iracema. Seu falecimento foi publicado e sentido por grande parte da população fortalezense. Nunca se soube ao certo a sua idade. Surgiram algumas lendas sobre sua morte: que ele teria sido envenenado por um marido ciumento ou morrido de cirrose, por beber demais.

 

museu d

Devido a sua grande fama, Ioiô foi embalsamado e doado para o Museu do Ceará, que foi criado em 1932, mas aberto ao público em 1934.

Em 1990, um homem arrancou seu rabo e o levou consigo. O museu teve que produzir um rabo sintético para completar a imagem. Mesmo com esse atentado ao bode, ele é bem tratado pelos visitantes, principalmente pelas crianças, que o elegeram mascote da cidade. Além disso, todas as segundas-feiras, ele passa por um procedimento de limpeza para ficar à mostra. Um cuidado merecido para o bode mais famoso que já existiu no Ceará.

 

bode-ioio-7Foto: Hayanne Narlla/ Jornal Tribuna do Ceará

 

Para os interessados em visitar o Bode Ioiô, ele está no Museu do Ceará, localizado na  Rua São Paulo, 51 – Centro – Fortaleza-CE. Aberto ao público de terça-feira a sábado, das 9h às 17h.

 

Anúncios

4 comentários em “Bode Ioiô – Eleito Vereador Mais Famoso de Uma Cidade em Todos os Tempos

    1. 😂😂😂 Cristileine, eu só queria que voltássemos aos votos escritos de antigamente. Com certeza, além de mim e de você, milhares de outros eleitores deste Brasil saberiam dar uma excelente resposta política nas urnas.
      Um abraço minha amiga!

      Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s