Hidrômetros – Saiba o Porquê de Ficar de Olho Neles

O hidrômetro, também conhecido como contador ou medidor de água, é o equipamento que registra o consumo de água dos imóveis e outras edificações. Aprovado pelo INMETRO, proporciona segurança na medição de dados, no controle do consumo de água e evita o desperdício. Os equipamentos são testados um a um, o que garante sua qualidade. O hidrômetro é indispensável para que o consumidor possa pagar o valor justo da conta de água, com total precisão na medição, devido à tecnologia de radiofrequência.

Hidrometro

Porém, nem sempre essa qualidade é totalmente visível e não se pode confiar plenamente na segurança desses aparelhos.

Vários consumidores gravaram vídeos mostrando o hidrômetro de suas casas em funcionamento, mesmo sem correr um pingo de água nas torneiras. E todos concluíram  que estavam pagando pelo ar que passa por dentro do encanamento. E tem muita gente que sequer sabe disso, mas dentro da sua conta mensal está embutido no valor a cobrança por ar. Em alguns lugares falta água nas torneiras, mas o hidrômetro continua girando e marcando um gasto que não existe, ou seja, uma espécie de “água fantasma” que corre dentro dos canos.

Conheça e Entenda o Seu Hidrômetro

hidrômetro

 

O que fazer, caso você se sinta prejudicado pelo mal funcionamento do seu hidrômetro?

  • Antes de tudo, procure averiguar se o seu aparelho se encontra com problema similar ao que abordamos nessa matéria;
  • Caso esteja com o problema, procure filmar para ter provas e acione a companhia de água;
  • Além disso, procure registrar uma reclamação no Procon, Decon, Proteste ou qualquer outro órgão de defesa do consumidor e também na Agência Nacional de Águas, que é a agência reguladora.

E lembre-se: encontrando esse, ou qualquer outro tipo de problema no seu hidrômetro, não tente consertar por si próprio, saiba que é a própria operadora do serviço de água que tem meios, tem técnicas, colocando válvulas tipo ventosas, na rede, para evitar esse tipo de problema, que de fato, estamos vendo que está acontecendo.

O vídeo abaixo mostra um dos casos ocorridos, num bairro da cidade de Fortaleza, no Ceará. A cidade é assistida pela CAGECE (Companhia de Água e Esgoto do Ceará).

Crédito do vídeo: Ocienes Mesquita

 

Anúncios

2 comentários em “Hidrômetros – Saiba o Porquê de Ficar de Olho Neles

  1. O ar na tubulação geralmente acontece quando o abastecimento tem alguma interrupção, seja por racionamento, reparos na rede de abastecimento ou outros motivos. E é bem característico, quando a gente abre a torneira escuta esse barulho e a água não sai, ou as vezes até sai, mas em golpes. Outra situação comum que faz o hidrômetro girar é o vazamento interno na residência. Nesse caso o hidrômetro gira, e geralmente se tem água na instalação.
    Muito interessante a matéria. E seu conteúdo continua bem diversificado mesmo 😀

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s