Exercícios Aeróbicos – Andar ou Correr, Qual o Mais Importante?

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Entre os vários exercícios aeróbicos, os mais comuns são: a famosa caminhada e a corrida. Muitos optam por andar, ao passo que, outros preferem a corrida. No meu caso, prefiro antes correr do que andar. No entanto, fica a pergunta: entre andar ou correr, qual é o mais importante?

 

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Se você está se exaurindo de tanto correr no calçadão ou na esteira, querendo emagrecer, pode estar praticando o exercício errado para o seu objetivo. Saiba que são os exercícios aeróbicos de intensidade moderada os mais eficazes na eliminação de gorduras. Diversos estudos mostram que as atividades moderadas são responsáveis pela maior taxa da oxidação de gordura.

 

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As mesmas pesquisas também demonstraram que durante o exercício de alta intensidade, a taxa de utilização da gordura cai por causa de um aumento de compostos metabólicos que suprimem o metabolismo da gordura. O nosso organismo funciona com a combinação de dois principais combustíveis: a gordura e os carboidratos. A contribuição que cada um deles dá à mistura de combustível no organismo depende da intensidade do exercício. Quanto maior for a intensidade, menor será a contribuição da gordura. Se você quer emagrecer, o gasto calórico total é o mais importante.

 

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A corrida é menos eficaz na queima da gordura do que a caminhada. Correr, estando apto para isso, após séria análise e aprovação médica, é uma forma de manter um corpo já magro e bem definido, assim como é também uma outra forma de ganhar e manter resistência física. Eu, particularmente, prefiro correr porque quero manter a resistência física por mais tempo e retardar o cansaço físico natural pelo avanço da idade.

 

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No entanto, os especialistas advertem que em relação a “correr ou andar”, devemos levar em consideração a frequência cardíaca que atingimos durante o exercício. Para se obter melhores resultados tanto  para a saúde quanto para gasto calórico, a melhor frequência é de 75%  da frequência cardíaca máxima.

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