Epocler – O que Poderia Mudar no Comercial

Epocler-Figueredo-campanha-696x366Crédito da imagem: Epocler

O Epocler é um medicamento indicado para o tratamento dos sintomas de distúrbios metabólicos hepáticos. Todos os comerciais do produto são bem atrativos, num formato de animação que apresenta o personagem Figueredo o qual ilustra o fígado de uma forma bem divertida. Existem em torno de cinco ou seis versões do filme animado veiculadas nas principais emissoras de TV, nos anúncios impressos, jingles de rádio, na internet e em outras mídias.

Os criadores do carismático e divertido personagem Figueredo foram bem criativos na elaboração de um marketing bastante envolvente. No entanto, analisando bem o comercial em algumas dessas animações, entendemos que o fígado se torna um vilão da saúde ao invés de vítima da insuficiência hepática. Mas para analisarmos isto, teremos que, antes, entendermos como funciona e qual a função do fígado em nosso corpo.

 

gordura-no-figado

O fígado é um órgão de múltiplas funções fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo. Dentre as suas principais funções estão: a secreção da bile, o armazenamento de glicose, a produção de proteínas nobres, a desintoxicação do organismo, a redução do colesterol, a filtragem de micro-organismos e também a transformação de amônia em ureia.

figado-620x330

Quanto à maneira do fígado funcionar, é de uma forma resistente e silenciosa, ou seja, quando ele está estável e em perfeito funcionamento, não causa irritações nem dores. O Dr. Drauzio Varella, em seu site de entrevistas, disse o seguinte: “O fígado é um dos órgãos mais importantes do organismo e, ao contrário da maioria, trabalha sem estardalhaço. O coração bate o tempo inteiro. Se você corre ou fica nervoso, parece que ele quer saltar pela boca. O pulmão, você sente funcionar sempre. As vísceras responsáveis pela digestão dão sinal quando sobrecarregadas por excessos na alimentação ou na bebida. O fígado sofre calado. Que males esse silêncio pode esconder?

O fígado não ataca ninguém

Quando o fígado não funciona direito ou sofre com alguma doença, alguns sintomas podem surgir. Uma pessoa que sofre com problemas hepáticos normalmente apresenta icterícia, fadiga, náusea, vômitos, dor abdominal, distensão abdominal, dor de cabeça, enjoos, língua amarga, entre outros. No entanto, isto não significa que seja o fígado atacando, ao contrário, ele está sendo atacado. E quando ele é atacado, nós sentimos as consequências, pois ele é parte integrante do nosso corpo. Nós mesmos o atacamos e consequentemente, atacamos a nós mesmos quando comemos ou bebemos demais.

O fígado acaba levando a culpa de todos os exageros que cometemos na vida. A ressaca ou a dificuldade de digestão, comuns quando se come ou bebe demais, são atribuídas ao mau funcionamento do fígado. São ataques que nós provocamos, portanto, ele sofre, e como consequência, somos nós que sofremos pela nossa autoagressão.

 

Analisando o comercial do Epocler

Embora seja atrativa, mas a animação do comercial sendo vista de maneira analítica, entendemos que o fígado (Figueredo) na concepção dos idealizadores, é muito violento e quando não funciona direito, torna-se um vilão, atacando os demais órgãos do corpo humano.

Vejamos a seguir, imagens de alguns dos comerciais do Epocler, incluindo vídeos: 

 

epoclerO Figueredo (fígado) vestido com um quimono e lutando como um samurai para protegê-lo de alguns alimentos gordurosos, como pizza, bisteca e outros.

Nós aprendemos que o fígado trabalha em silêncio e sem pressão. Quando está sobrecarregado, ele sofre e fica indefeso, surgindo a insuficiência hepática.

 

 

maxresdefaulFigueredo sorridente, e de forma violenta, causando enjoos

 

 

maxresdefaultNesse comercial o Figueredo parece saudável, e dá um puxão violento na língua

 

 

imagesO Figueredo com ar de satisfeito, atacando a cabeça

 

 

Ao analisar as animações de alguns dos comerciais do Epocler, é possível se ver que os idealizadores foram infelizes em atribuir os males hepáticos ao fígado, o tornando responsável por provocar outros males advindos do primeiro. O próprio comercial insinua que se você come demais e sente enjoos, “pode ser o Figueredo atacando”, ou seja, a culpa é do fígado. E ainda informa que um “mal-estar insuportável pode ser coisa do Figueredo.”

Portanto, eu creio que a direção de marketing do Epocler poderia mudar o conceito sobre a verdadeira atividade do fígado, buscando melhor informar sobre esse órgão do nosso corpo que é muito importante para o perfeito funcionamento dos demais órgãos.

Não estou fazendo propaganda do Epocler, apesar de ser um eficiente medicamento e que cumpre o que promete. Também não estou criticando aos profissionais idealizadores do trabalho de mercadização do produto, mas o meu objetivo é o de simplesmente esclarecer, como consumidor e como analista, os pequenos lapsos que envolvem um comercial, e, principalmente, assim como o Epocler, defender o Figueredo (fígado).

 

22429688_124511581584463_3724562782591385600_n

 

Obs: caso não seja possível você assistir os vídeos dentro deste site, dirija-se ao site original.

– Todas as imagens em que aparece o Figueredo, são de crédito da direção de Marketing do Epocler.

 

4 comentários em “Epocler – O que Poderia Mudar no Comercial

  1. a questão é que em muitos comerciais, há sim um, serei suave, certo desvio em sua elaboração. ainda que seja regulado para que não haja erros graves, muitos escorregam seja na parte estética, na própria história que criam, na narrativa, e no como abordam o tema como bem está no teu post. propaganda não é tão simples assim. um belo post, meu amigo. grande abraço.

    Curtido por 2 pessoas

    1. Realmente, fazer propaganda não é muito fácil, pois exige muita habilidade, principalmente coerência no tema destinado. Uma propaganda bem feita eu considero uma arte.
      Obrigado por sua visita e consideração a esta matéria!
      Um grande abraço também pra você, meu amigo!

      Curtido por 1 pessoa

  2. Genial. Um dos textos mais legais que já vi em blogs por aqui. Eu NUNCA tinha pensado por esse lado e, assim como todo mundo, já vi um milhão de propagandas da epocler com o tal personagem. Bjos

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigado Juju! Eu sou uma pessoa muito detalhista em tudo: pra conversar, pra ler, explicar um assunto e até ao assistir qualquer programa de TV, mesmo os comerciais. Sou muito observador, e assim sendo, percebi esse lapso na propaganda do Epocler. Isto me inspirou a fazer esta matéria.
      Obrigado por seu comentário! Beijos!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s