Testes e Quizzes do Facebook – Muito Cuidado com Alguns Desses Aplicativos

94-teste

Algo que já é muito comum e até virou febre na internet, principalmente no Facebook, é responder a quizzes ou se expor a jogos de testes, mas tudo por suposição, por exemplo: o que você fez em uma vida passada; qual cor combina com a sua personalidade; o que o seu rosto diz sobre a sua pessoa; qual idade você realmente aparenta ter. Estes são apenas alguns dos inúmeros exemplos de testes jogados frequentemente no Facebook. Todavia, o que muita gente não sabe, é que está correndo sérios riscos, dentre eles, o de revelar muito sobre a sua identidade e ter o seu computador ou celular infectado.

csm_testes-01_784e264554 - Copy (2)
Eu tive conhecimento de vários casos envolvendo um desses aplicativos que estava prejudicando a diversos usuários do Facebook por meio de cliques no seu link e principalmente através da sua aceitação para liberar jogos de teste. Trata-se do PopTestes.com, o qual publicava diversos jogos no Facebook em nome dos usuários, mas sem o conhecimento deles. O aplicativo publicava testes íntimos, irônicos, constrangedores, comprometedores, dentre muitos outros. Todos os amigos do usuário prejudicado viam, curtiam e comentavam tal publicação, mas o problema é que apenas o usuário envolvido sequer sabia do que acontecia por trás do seu nome, pois na sua cronologia não mostrava absolutamente nada. Daí, o mal se espalhava para outros usuários, pois, aquele que se interessava pelo teste, clicava no link que era apresentado, seguia e respondia todas as recomendações do jogo, e após isso, publicava o seu teste. Até aí, tudo bem, mas o que ele não sabia é que seria uma próxima vítima do aplicativo malicioso.

 

csm_testes-01_784e264554

Muitos usuários só ficaram sabendo que estavam sendo vítimas dessas malícias, através de seus amigos de Facebook que notavam um comportamento estranho, não condizente com o que conheciam deles, e desconfiados, procuravam os amigos para confirmar tal postura. Outros, ficaram sabendo por acaso, quando estavam com amigos e estes lhe permitiam ver suas publicações, resultando em eles verem algo em seu perfil na rede social dos amigos, mas que não se encontrava na sua rede social no próprio perfil.

 

responda-as-perguntas-e-pule-as-que-voce-nao-quiser-responder

O grande problema  nesses aplicativos e sites de testes, é que antes de se fazer qualquer teste, eles pedem a permissão de acesso do serviço ao Facebook. Quando se pede apenas o e-mail do usuário, o risco é bastante baixo, mas o perigo se encontra quando solicitam os dados do perfil: nome, idade, gênero, data de nascimento, lista completa de amigos, todos os conteúdos postados no feed de notícias, fotos postadas ou marcadas, histórico educacional, localização, lista de conteúdo curtido, endereço de IP e informações sobre dispositivos usados para acessar a rede social. Uma vez você autorizando o aplicativo a ter acesso através do Facebook, estará entregando ao mesmo, todas as suas informações mantidas na rede social, incluindo a sua lista de amigos.

 

capa

O aplicativo irá publicar em seu nome sem você saber, entrará em contato com seus amigos e irá gerenciar suas fotos. O pior é que você não saberá de que forma estarão usando as suas informações.

 

csm_testes-01_784e264554 - Copy

Portanto, evite autorizar seus dados a sites que você não conheça, pois correrá estes e outros riscos, por exemplo: ter o computador ou celular infectado por vírus, contrair malwares ou spywares, resultando em ter suas informações pessoais, bancárias e senhas descobertos por terceiros. A recomendação é que evite fazer este tipo de teste quando pedir acesso aos dados do seu perfil. E só compartilhe o conteúdo de sites que não peçam acesso a informações.

Não estou afirmando que todos os sites de testes e quizzes sejam fraudulentos, pois é difícil saber isso, e esse é outro grande problema, pois, se soubéssemos quais são os maliciosos, certamente os evitaríamos. Melhor seria não fazer tais testes.

E caso você perceba que está sendo prejudicado por algum aplicativo malicioso ou já tenha permitido os seus dados para algum deles anteriormente, a boa notícia é que poderá desfazer esse estrago. Para isto, consulte o nosso link com a continuação desta matéria.

 

 

 

 

Anúncios

Um comentário em “Testes e Quizzes do Facebook – Muito Cuidado com Alguns Desses Aplicativos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s