A Fantástica Magia das Cores e seu Significado

1471

As cores em si, expressam algo para nós, são uma forma de comunicação com os nossos olhos. Elas podem transmitir paz e agito; podem iludir; transmitem a ideia de tamanho ambiental; nos dão conforto ou desalento, além de adornarem ou desornarem algo que elas envolvam. No nosso cérebro, as cores podem despertar certas sensações e por isso as cores têm significados diferentes.

 

image.php

As cores dependem da luz e da forma como são absorvidas e refletidas em uma determinada superfície. Os olhos vão captar as ondas eletromagnéticas que são refletidas, e dependendo dos seus comprimentos de onda, vemos cores diferentes. Elas enfeitam o nosso dia a dia, estão presentes em cada segundo da nossa vida, nas nossas vestes, nos nossos objetos, nos ambientes que frequentamos e onde residimos; estão presentes na natureza, nas artes, etc..

 

New-York4

Esta matéria não visa mostrar tendências de cores para 2018, tendências da moda fashion e ambientais, mas trata-se de mostrar o significado das cores. Caso você se interesse em saber algo a respeito da tendência ambiental, eu o convido a visitar o blog da minha amiga Lady Madelaine. Lá você poderá conferir sobre Decoração Paixão, Tendências de Cores 2018 Looks Salas Estar.

E para mostrar o significado das cores, irei usar a própria natureza, que é tão rica em detalhes e sabe perfeitamente se comunicar com os nossos olhos.

 

8761Azul – equilíbrio, suavidade e sossego

A cor azul é uma cor nobre e costuma ser usada para transmitir equilíbrio, suavidade e sossego. É uma cor fria, e algumas vezes associada à monotonia e depressão.

 

Wallpaper-For-Hd-Nature-Green-Desktop-Pics-IphoneVerde – esperança, vigor, saúde e independência

A cor verde é muito ligada à natureza e ao sentimento de esperança, mas também está associada à saúde, ao dinheiro, ao vigor, juventude e liberdade. É muito usada em ambientes que exigem uma situação calmante.

 

rape-flowers-fieldAmarelo – luz, calor, relaxamento, satisfação e otimismo

A cor amarela é muito usada para passar a sensação de luminosidade e calor; estimula o raciocínio e a criatividade; e pode ser usada para representar alegria, otimismo e jovialidade. Nos ambientes, reforça a claridade da luz natural ou elétrica.

 

purple-flowers-in-the-trees-abstract-wallpaper-1920x1200Roxo – encanto, espiritualidade e mistério

A cor roxa está muitas vezes associada à espiritualidade, mistério e misticismo. Sua formação é obtida através da mistura do azul e do vermelho. Costuma-se usá-la para transmitir melancolia.

 

image11Rosa – afeto, romantismo e simplicidade

A cor rosa representa o romantismo, a delicadeza, o amor e a inocência. É muito associada ao mundo feminino devido às suas características delicadas.

 

6-red-beach-panjin-china-travel-nature-landscapes-photographyVermelho – sedução, paixão, energia e excitação

A cor vermelha é uma cor quente e forte que transmite muita energia e simboliza a paixão e o amor. Muitas vezes ela é associada ao poder e à violência. É uma cor capaz de melhorar a autoestima.

 

autumn_roadLaranja – alegria, vigor e felicidade

A cor laranja é derivada da mistura do vermelho e amarelo, transmitindo alegria e vigor. Ela pode significar também a felicidade. É uma cor que transmite entusiasmo, mas o seu uso exagerado pode causar ansiedade e desgosto.

 

Hunting-Sport-Optics-Cinemascopes_general-1200x470Marrom – honestidade e dignidade

O marrom é a cor da terra, e expressa segurança, maturidade, conforto e simplicidade. E por ser relacionada a produtos naturais, remete ao estilo de vida saudável.

 

parroteinsteinCinza – neutralidade e segurança

A cor cinza é uma cor neutra que transmite a segurança, a resistência e a neutralidade. Muita vezes é usada para representar a sofisticação, embora algumas pessoas a associem à solidão, depressão e tristeza.

 

samoyed-AP-OMDEJL-590sm121613Branco – paz, pureza e asseio

O branco, todo mundo sabe, é representante da paz, da pureza e da limpeza. Ele também representa a inocência, a clareza, a dignidade, a honradez e a honestidade; transmite calma e ajuda a atingir o equilíbrio. Na cultura ocidental representa alegria, mas na oriental está relacionada com o luto.

 

panther-black-3d-model-animated-rigged-max-tgaPreto – morte, medo, respeito, isolamento e solidão

A cor preta tem um teor sombrio, por isto, está associada ao medo, à morte, ao isolamento e à solidão. Ela representa as dificuldades e as complicações. Contudo, ela também é considerada uma cor que exprime respeito, sofisticação e elegância.

 

blue-sky

Portanto, aprendemos que as cores têm a capacidade de transmitir sensações que tanto podem relaxar como estimular, alegrar ou entristecer as pessoas.

Embora o seu significado seja universal, de acordo com cada cultura, cada cor pode assumir aspectos diferentes. E as cores são mais um meio de comunicação daquilo que elas expressam com os nossos olhos. Elas agem no silêncio, mas são traduzidas pelos nossos olhos, mente, sentimentos e espírito.

 

 

 

 

 

2 comentários em “A Fantástica Magia das Cores e seu Significado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s