Moscas e Larvas de Banheiro – Descubra Suas Utilidades

moscas3-e1465957924718

Acredito que você já tenha se deparado com alguns pequeninos insetos voadores que mais parecem minúsculas borboletinhas dentro do seu banheiro, principalmente no box. E creio também que já tenhas visto pequenas larvas pretas passeando nos cantos ou no meio do piso. Na realidade, ambos têm algo em comum, talvez muita gente não saiba disto. Mas o que são eles, e o que há de comum entre tais?

 

Optimized-mosca-de-banheiroMosca de banheiro – gênero Psychoda

Vamos começar pelo pequeno inseto. Trata-se de pequenas moscas, das quais, no Brasil, existem quatro espécies: três do gênero Psychoda: Psychoda alternata, Psychoda cinerea e Psychoda satchelli; e uma do gênero Telmatoscopus: a espécie Telmatoscopus albipunctatus. Elas não voam bem, são lentas e de fácil captura; se alimentam de matéria orgânica de vegetais, cabelos, pelos e de bolores, daí o motivo de serem facilmente encontradas em banheiros, pois é um ambiente bastante propício com muita água disponível, eles gostam de ficar transitando entre a parte seca e a encharcada. E também por poderem se alimentar do limo e de bolores contidos no chão e nas paredes.

 

TelmatoscopusMosca de banheiro – gênero Telmatoscopus

O tema desta matéria visa mostrar as utilidades que esta mosquinha e uma pequena larva podem ter. Mas que utilidade é esta?

Para sabermos esta resposta, teremos que conhecer antes o outro ser desta história.

 

1280x720-QjR

 

A pequena larva preta que encontramos transitando no chão do banheiro, nada mais é que a própria larva da mosquinha. As fêmeas botam grupos de 10 a 200 ovos, com a soltura das larvas entre 32 a 48 horas. Os ovos, a larva e as pupas são encontrados em locais úmidos, junto à películas orgânicas (formadas por resíduos da descamação natural da pele, cabelos, pelos, fungos, etc.). O ciclo da larva é de aproximadamente 9 a 15 dias, vivendo em ralos, canos de esgoto, junções de vasos sanitários e boxes de banheiro, frestas de azulejos e paredes, alimentando-se de matéria orgânica; na metamorfose completa, a larva do inseto se transforma em uma pupa em torno de 20 a 40 horas; e por sua vez, se transforma no inseto adulto. Eis aí uma nova mosquinha que irá voar e repetir todo o ciclo outra vez, dando origem a outras vidas. O processo desde o ovo até um inseto adulto leva em torno de duas semanas, dependendo das condições ambientais e da disponibilidade de alimento.

 

wU4sohq

As moscas de banheiro, apesar do nome parecer nocivo,  não transmitem nenhum tipo de doença, não picam e nem sugam o nosso sangue, sendo inofensivas aos seres humanos. As larvas parecem repulsivas, mas também não agridem aos humanos. Contudo, o melhor que se faz é evitar contato com eles, pois podem carregar agentes patogênicos por viverem em locais contaminados pelo homem, como esgotos e ralos.

 

a9nwrrcto9fnrsko6ruq9nzdt

Se você quiser exterminar esses seres, a melhor maneira de se livrar deles é eliminando seus alimentos. Para isto, se faz necessário uma boa limpeza no seu banheiro ou em outros lugares onde eles habitam.

 

Special-Tile-Grout-Cleaning-Brush-Invented

Veja abaixo algumas dicas para a prevenção e controle:

1. Antes de mais nada, providencie o rejunte de todas as falhas, vãos dos azulejos e pisos. O acúmulo de água e gordura do corpo nestes locais alimenta esses seres.
2.Retire a tampa de todos os ralos dos banheiros e escove-os bem nas paredes com uma solução de água com sabão em pó a 10%.
3. Faça uma limpeza nos sifões dos lavatórios, estas moscas podem estar se criando também nestes locais.
4. A aplicação de água sanitária nos ralos e no piso do banheiro também é bastante  eficaz.
5. Água fervente uma vez por semana também é eficaz .
6. Coloque em todos os ralos da casa ralos protetores (são ralos com tela de nylon que impedem a saída e entrada de pragas), encontrados em depósitos de materiais.
7. Lavar o vaso sanitário e deixar a tampa sempre abaixada.
8. As moscas adultas podem ser mortas com a aplicação de qualquer inseticida aerossol de boa procedência.

 

aquario-2

Agora talvez você esteja se perguntando onde entra a utilidade desses seres, já que esta matéria sugere isto, de acordo com o tema em questão.

Em pesquisas, eu verifiquei que existem pessoas que até já criam, tanto as mosquinhas, quanto as larvas em cativeiro. Qual o propósito disto? Simples! Eles utilizam esses insetos como alimento para peixes em aquários. Os peixes adoram tanto as mosquinhas, como as larvas. Um jovem até comentou que tem economizado muito na compra de rações depois que teve a ideia de utilizar esses insetos como alimento para seus peixinhos de estimação.

Em um fórum da internet, eu descobri algumas pessoas que dão ideias de como iniciar uma criação de moscas de banheiro e até das larvas. Um certo rapaz disse o seguinte:  “Imagino que se coletarmos algumas (moscas) e colocarmos em algum recipiente com material orgânico mais uma rede de tule como tampa (presa por atilhos), teríamos uma boa criação. Sobre o material, poderia ser muito bem água de descarte das pias, junto com o material orgânico que sifonamos, folhas mortas, restinhos de ração, etc. E deixando o pote em um local pouco iluminado. Alguns gravetos ou qualquer coisa para elas se apoiarem seria interessante, já que voam mal e as chances delas caírem na água e morrerem afogadas é alta. Se conseguirmos mantê-las em um sólido úmido, como o substrato do minhocário do Burga, imagino que seria melhor ainda”.

Outro rapaz esclareceu que sobre as larvas, elas podem estar contaminadas pelo fato de viverem em canos e ralos. Mas acrescentou: “Se quiser montar uma cultura, pode tentar usar essas larvas como start e as próximas gerações já devem estar limpas”.

E mais outro rapaz se manifestou: “Coletei cerca de 30 larvas e coloquei em um recipiente com farelo de trigo e água. Meio que dividi os espaços, deixei uma parte como se fosse uma papa, umedeci bem o farelo. Em outro local do recipiente apenas com água.
É o suficiente para começar a cultura? Devo colocar algum tipo de alimento para as larvas? Depois posto uma foto de como ficou”.

 

minhocario

Portanto, assim como já existem pessoas que criam minhocas em minhocários, eis mais uma atividade que poderia ser cultivada – a de criação de moscas de banheiro e de suas larvas. Para quem cria peixes ornamentais, isto serviria de um meio para lhes garantir o alimento, e, quem sabe, até outro meio de se ganhar uma renda extra vendendo esses bichinhos. Caso você tenha uma outra sugestão, aproveite e coloque em comentários abaixo.

53 comentários em “Moscas e Larvas de Banheiro – Descubra Suas Utilidades

      1. Linda resposta parabéns pelo site excelente vejo as vezes perto da parede ,minha casa e muito limpa mas aqui e valor não sei se é isso tenho visto em gaveta de pano as vezes ou um só da específico a noite já usei álcool, vinagre diário , detergente mas volta aparecer já botei a almofada de sentar q aparece essas minhocas que correm rápido no sol mas parece uma praga outra hora na parece no chão as vezes no quarto no chão ou armário ou prateleira tenho nojo mato com álcool vou desativar a casa rs

        Curtido por 1 pessoa

      2. Agradeço por sua consideração, congratulação e comentário! Só lamento muito pelo ataque de insetos em sua casa e nos acessórios. Pelo que você relatou, analisei bem e cheguei à conclusão que talvez não seja o mesmo inseto em questão. No entanto, aconselho que procure uma empresa de dedetização profissional para que elimine tais pragas. Caso os seus métodos caseiros sejam eficazes, então continue com eles, afinal, você estaria evitando um gasto maior.
        Reitero os meus agradecimentos…um grande abraço!

        Curtir

    1. Não consegui terminar de ler está matéria com vontade de vomitar!! Urgh,meu banheiro é antigo pra caramba, outro dia me deparei com uma larva até grande, que nojo! Sabe o que fiz? Matei-a com o rodo,joguei álcool e meti fogo na desgraça!

      Curtido por 1 pessoa

  1. Matei tudo e enquanto eu esmagada cabeça por cabeça ouvi uns gritinho pedindo Socorro e logo depois desejei que todos fossem para o inferno
    Ai como eu sou malvada kkk

    Curtido por 1 pessoa

    1. Gisele, até que esses bichinhos são inofensivos! Eu conheço algumas pessoas que já arranjaram utilidade para eles após a leitura deste post. Inclusive este post se originou do fato de algumas pessoas usarem esses bichinhos para alimentar peixes em aquários.

      Curtir

    2. Cansei de lavar paredes, ralos e box e os mosquitos e as larvas não acabavam, nem cloro acabava com elas. Ai achei a formula certa: ranquei o box e joguei fora, acabou o problema meu banheiro ta limpo e cheiroso. Façam o mesmo kkkkk

      Curtido por 1 pessoa

  2. Eu não sabia que aquelas coisas pretas eram filhotes de uma mosca tão bonitinha. Que bom que algumas pessoas conseguiram fazer uso desses animais, mas a última coisa que eu quero nessa vida é ter contato próximo com a larva. Oh bicho nojento!!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Muito boaa a materia.. e eu tbem pensava q essas larvas eram tipo nocivas para nos.as ainda bem q nao.. porém é feio de ser elas no banheiro da impressao de porquisse falta de higiene…achava q poderiam ser tipo sangue sugas … eu hein
    . Kkkk mas mesmo assim materias sempre.. pq a impressao q da nao é legal.. me desculpem os donos de aquario.. a nao ser q queiram q eu comercialize elas ..kkk pra alimentar os peixinhos de estimacao… muito boaa a materia 👏👏👏👏👏 parabenss simples e esclarecedora

    Curtido por 1 pessoa

    1. Eveline, a princípio, eu também imaginava que essas larvas fossem sanguessugas, inclusive eu tinha receio de entrar descalço no box temendo que elas pudessem furar meus pés e sugar kkkk. E elas realmente dão a impressão de imundície.
      E obrigado por sua visita e comentário! Um abraço.

      Curtir

    1. Ótima matéria!
      Muito esclarecedora.
      Eu jamais poderia imaginar, que essas larvinhas fossem filhotes daqueles mosquitinhos e muito menos que são inofensivas.
      Pensava que fosse algum tipo de germe ou micróbio.
      Muito obrigada pela dedicação e conhecimento que nos proporcionou.
      Deus abençoe! 🙌👏👏👏👏👏

      Curtido por 1 pessoa

      1. Amém!!!
        Minha amiga Paula, fico bastante agradecido por sua consideração e comentário! É um grande incentivo para que eu venha a buscar cada vez mais, novas matérias com temas desse nível e esclarecedoras. É de meu desejo também que D’us lhe abençoe! Um abraço

        Curtir

  4. Boa noite, ótima materia, vc acredita que venho tentando achar a resposta para essas larvas, eu achava curioso q elas só apareciam quando eu raspara minha cabeça, e as larvas tinha o tamanho dos fios do meu cabelo, eu ja estava quase acreditando q cabelo virava cobra rsrsrs.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Kkkkk eu achei bem engraçado sua maneira de pensar sobre essas larvas. Eu também era bem curioso sobre elas. Foi então que resolvi ir a fundo em pesquisas e para minha surpresa, vi que elas têm algo relacionado com as pequenas moscas que me deixavam também curioso. Foi então que resolvi criar esse artigo.

    Curtir

      1. O difícil está sendo elimina-las …água sanitária, desinfetsnte e até água quente para ver se vai embora de vez rssss

        Curtido por 1 pessoa

      2. Eu entendo! Você poderá usar água sanitária nos ralos e também para limpar os azulejos. Esse método é para eliminar as lagartinhas (larvas). No entanto, será preciso também eliminar as mosquinhas para que as mesmas não proliferem novamente. E para eliminá-las, use um inseticida comum, em spray. Se você tiver aquário ou algum criatório de peixes, poderá usar essas larvas e mosquinhas como alimento para os peixes.

        Curtir

  6. Parabéns pela pesquisa! Eu ja estava ficando louca por causa dessas larvas. Mesmo mantendo o banheiro limpo ela apareciam, agora entendo que tem haver com as mosquinhas. Ufa! rs Combate duplo agora kkkk

    Curtido por 1 pessoa

    1. Pelo visto essas latinhas incomodam muito mais gente do que se imagina não é mesmo?!
      No meu banheiro acho que consegui exterminar mas estou de olho esses

      Curtido por 1 pessoa

  7. Caramba muito interessante, ia morrer e não sabia que as larvas eram da própria mosquinha do banheiro, por isso morria lavando o banheiro e essas larvas apareciam direto, e tem bastante dessas mesquinhas, mas não sabia que eram delas as larvas.

    Curtido por 1 pessoa

  8. Nossa …vc ajudou muito. Já estava a um tempo achando as mosquinhas no banheiro , mas hj achei as larvas…milhoes dela…fiquei desesperada coloquei muita muita água sanitária…meu medo maior era que pudessem mordee meu filho que é pequeno…corrir pra internet…ainda bem que vc explicou o que era. Mais tranquila agora

    Curtido por 1 pessoa

  9. Não fazia ideia…fico muito agradecida. Geralmente, qualquer inseto que aparece, especialmente em apto, creio ter a ver com a higiene.

    Curtido por 1 pessoa

  10. Linda resposta parabéns pelo site excelente vejo as vezes perto da parede ,minha casa e muito limpa mas aqui e valor não sei se é isso tenho visto em gaveta de pano as vezes ou um só da específico a noite já usei álcool, vinagre diário , detergente mas volta aparecer já botei a almofada de sentar q aparece essas minhocas que correm rápido no sol mas parece uma praga outra hora na parece no chão as vezes no quarto no chão ou armário ou prateleira tenho nojo mato com álcool vou desativar a casa rs

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s