As Surpreendentes Plantas do Nosso Planeta

Veter

Em nosso planeta, existem mais de 100.000 espécies conhecidas de plantas, e a lista aumenta toda vez que uma nova espécie é descoberta, nomeada e classificada. As plantas têm suas peculiaridades, e cada espécie tem segredos guardados, que, após descobertos, são motivos de muita admiração.

 

0,,37223738-EXH,00

Diversas pesquisas comprovam que existem plantas que possuem armas químicas para a sua própria defesa.

 

depositphotos_44940481-stock-photo-acacia-tree-in-african-savannahPesquisas na África do Sul têm mostrado que a acácia pode acionar uma defesa química contra herbívoros.

 

default_Image-by-Michael-Matti.-Famous-Japanese-Garden-Tree-in-Portland.-Portland_-OR.Os Carvalhos produzem taninos para resistir a invasões de plantas semiparasitas.

 

Outro fato interessante descoberto em pesquisas, é que as plantas conseguem se adaptar perfeitamente às mudanças de climas, e algumas delas reagem ao estímulo tátil mudando seu crescimento e sua estrutura. Estudos científicos têm mostrado que elas talvez tenham um tipo de memória, na qual podem registrar informações e mesmo aprender a partir de experiências negativas, como lacerações ou condições climáticas extensas.

 

bryoniaA Bryonia reage ao estímulo tátil mudando seu crescimento e sua estrutura.

 

Existem também as plantas que desafiam a força da gravidade. Citamos como exemplo, as sequoias da Califórnia.

 

499Plantas gigantes, como as sequoias da Califórnia, podem transportar água a grandes alturas sem gasto de energia.

 

Outras Plantas Surpreendentes

Welwitschia MirabilisWelwitschia – esta planta é dotada de um sistema sofisticado de condução de água que lhe permite a sobrevivência no árido deserto da Namíbia. Acredita-se que ela seja a planta mais resistente do mundo.

 

cacto-211034656Cacto saguaro (Carnegiea gigantea) – faz parte da família Cactaceae, sendo nativo da região do Deserto de Sonora, que abrange parte do México e Estados Unidos. Ele tem uma capacidade notável de sobrevivência em climas áridos.

 

salgueiroarticoO salgueiro-do-ártico (salgueiro-do-árctico; Salix arctica) é uma espécie de salgueiro, sendo um arbusto de pequenas dimensões. É a planta lenhosa que vive mais a norte do planeta, encontrando-se no extremo norte da Groenlândia. Ela se adaptou bem ao seu ambiente, as regiões congeladas do extremo norte.

 

2514Essa orquídea possui características que a confundem com  indivíduo de outra espécie. Suas flores se disfarçam de abelhas fêmeas para atraírem as abelhas machos, um processo que se chama mimetismo. As abelhas machos tentam copular após pousarem na borda da flor. Está feita a polinização.

 

Rafflesia-SabahA Rafflesia é uma planta parasita do gênero Rafflesia, da família das rafflesiáceas, que ocorrem nas selvas do Bornéu, Sumatra, Kalimantan e outras regiões da Indonésia, Malásia, Tailândia e Filipinas. É considerada a maior flor do mundo. Mas em vez de exalar um agradável perfume no ar, ela libera um cheiro terrível de carne podre, para atrair os seus polinizadores: moscas de carniça.

 

ginkgoGinkgo biloba, de origem chinesa, é uma árvore considerada um fóssil vivo, pois já existia no tempo dos dinossauros, há cerca de 200 milhões de anos, segundo os pesquisadores. É considerada um símbolo de paz e longevidade por ter sobrevivido às explosões atômicas no Japão. Suas propriedades (das folhas) têm ação terapêutica comprovada, na dilatação dos vasos sanguíneos, sendo benéficas para as doenças do sistema circulatório.

 

EmbaúbaFORMIGA-DE-EMBAÚBA (Azteca sp.)Embaúba – São árvores de tronco oco, suas folhas são divididas em 9 a 10 lóbulos com a parte inferior branca, seus frutos são pontiagudos. Podem chegar a quinze metros de altura. Pertencem ao estrato das plantas pioneiras da mata atlântica. A Embaúba abriga as formigas da floresta tropical em seus ramos e caules, ou seja, ocorre uma simbiose, as formigas ganham moradia, mas em troca, protegem a planta contra o ataque de animais herbívoros.

 

uma dasespécies das sarracenias- sarracenia purpureaSarracenia purpurea

dioneiaDioneia

1200px-Darlingtonia_californica_ne1Darlingtonia californica

A Sarracenia purpurea, a Dioneia e a Darlingtonia (fotos), são três de muitas espécies de plantas carnívoras que predam principalmente insetos, mas também anfíbios, aves e mamíferos.

 

coco do mar2010_CSK_05702_0332_000(a_coco_de_mer_shell)imagesO coco-do-mar (Lodoicea maldivica), é a maior semente do mundo e tem a forma de coxas humanas, com o respectivo púbis numa das faces. É encontrada na ilha de Praslin, no arquipélago das Seychelles, no Oceano Índico ocidental. Ela atinge até 20 kg e mede 30 cm de diâmetro; é muito usada como recipiente; são gordurosas e às vezes um pouco duras.

 

 

 

 

5 comentários em “As Surpreendentes Plantas do Nosso Planeta

  1. De nada minha querida amiga! Agradeço-lhe pela honra concedida em participar desta matéria e pelo interesse que despertado em você!
    Um grande abraço e ótima semana para você!

    Curtir

Deixe um comentário