O Temível Monstro de Gila

AAA

Ele tem os tímpanos pequenos, mas que captam vibrações com grande precisão, tem ótimo olfato, boa visão, língua bifendida (que nem a língua das serpentes), e tem perfeita adaptação aos climas árido e semiárido. É um lagarto venenoso, anda devagar, mas não é agressivo. Conheça agora o monstro de Gila.

 

BoQBjfZIUAAdgJG

Ele se alimenta da carne de aves, ratos e de outros lagartos menores. Também se alimenta de ovos de aves encontrados nos arbustos, ou em outros locais. Sua mordida é forte, dolorosa e letal quando pega a sua presa, levando à morte com muita rapidez.

Este é um animal que não costuma atacar o ser humano, a não ser que seja perseguido. Ele é calmo, e sua mordida, embora tóxica, raramente mata uma pessoa. Apesar disso, por ser um lagarto com aspecto pernicioso, ele se torna temível ao homem.

 

sc-skin 2Pele escamosa, rica em queratina, evita a perda do líquido

 

Seu nome científico é Heloderma suspectum, e é encontrado no sudoeste dos Estados Unidos e noroeste do México, com até 60 cm de comprimento, coloração preta e rosada. Os animais mais jovens têm menos preto. O monstro de Gila ganhou este nome devido ao rio Gila, que começa ao oeste do estado de Novo México e termina no sudoeste americano, atravessando de uma ponta a outra, um grande deserto.

Ele tem o sangue frio, sem controle interno de temperatura e necessita do sol para a sua sobrevivência. Quando o seu metabolismo atinge cerca de 20 graus, o lagarto está pronto para as suas atividades normais. Se atingir 22 ou mais graus de calor interno, ele procura uma sombra; quando sua temperatura interna esfria, ele procura o sol. À noite, ele tem energia suficiente, graças ao seu metabolismo que fica mínimo.

 

hscinctumasdm809

Na época do acasalamento, eles demarcam um território com cerca de 50 metros quadrados e travam uma disputa para a conquista da fêmea. Geralmente esta disputa não incorre em morte, pois diferente de muitos outros animais, os monstros de Gila apenas afugentam o opositor de frente, com a boca aberta e ameaçadora. Aquele que se sente amedrontado desiste da peleja ficando o vencedor com a conquista da fêmea.

O cruzamento ocorre na primavera, após a ovulação e liberação de hormônios pela fêmea. O casal raspa as cloacas no chão para liberar odores sexuais atrativos. Após isso, o macho se lança sobre a fêmea pondo-lhe as patas sobre o corpo, agarrando-a na pele do pescoço ou da cabeça, se torcendo, para enfim juntarem as cloacas. Possuem hemipênis dotados de sulco seminal. Tendo os dois órgãos, o macho poderá copular com até duas fêmeas, uma após a outra.

 

Gila monster, public domain

Após um mês e meio, a fêmea faz uma cova onde botará entre cinco e doze ovos. Espera-se de dois até dois meses e meio para nascerem os monstrinhos os quais já vêm prontos para caçarem o próprio alimento: filhotes de insetos e ovos de invertebrados. Eles crescerão até 70 centímetros de comprimento, pesando até meio quilo. Armazenam gordura em suas caudas para épocas de falta de alimento, ou para dias sem sol. Naturalmente, sem ameaças, eles vivem até mais de 25 anos.

 

cessionVivem em Utah, Nevada, Arizona, partes da Califórnia e do norte do México

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s