Para os amantes de viagens e admiradores da natureza, O Lago Kaindy é mais uma opção que revela por que o mundo é mais incrível do que você imagina. O lago tem 400 metros de comprimento e está situado nas montanhas Tian Shan, a cerca de 129 km da cidade de Almaty no Cazaquistão.
Como tudo começou
Tudo aconteceu quando em 1911 o Cazaquistão sofreu um grande terremoto de magnitude 7,7. O Kebin, como era chamado, provocou grandes deslizamentos de terra e alterações nas estruturas geológicas em grande parte da região. O que antes foi uma antiga floresta, tornou-se enormes deslizamentos de terra que bloquearam um desfiladeiro e formou uma bela represa natural, retendo a água da chuva que desce das montanhas, formando assim o incrível Lago Kaindy.
O lago está localizado a mais de 2.000 metros acima do nível do mar e sua profundidade é de 30 metros. Sua temperatura vai até 6 graus Celsius, muito frio, o que faz preservar os grandes pinheiros e outras árvores, cujos enormes troncos são submersos, ficando acima da água.
A água, espantosamente tem uma coloração causada por calcários e por outros depósitos minerais que se misturaram no seu âmbito desde a sua formação. Contudo, ela tem aspecto cristalino que permite ver as profundezas do lago.
Outro fato curioso do lago, é que ele congela durante o inverno, tornando um ótimo local para diversão no gelo.
Nas baixas temperaturas é muito comum os mergulhadores do Cazaquistão e da Rússia pescarem trutas e nadarem entre os galhos das árvores. As trutas foram introduzidas no lago na década de 1930, propiciando mais uma alternativa de lazer para os visitantes.
Para entrar no parque nacional é cobrada uma taxa de 500 Tenges (cerca de 4,73 Reais) por pessoa, e 700 Tenges (cerca de 6,62 Reais) se você quiser pernoitar lá.
O acesso pode ser feito de carro, autocarro ou táxi. Devido às condições da estrada, são cerca de 5 a 7 horas de viagem, desde Almaty. Outra alternativa, é alugar um carro com motorista e ficar com ele durante 2 dias. O preço para este serviço é cobrado em euros, ou seja, para 6 pessoas por 2 dias, são cobrados 320 euros (53 euros por pessoa), e para 3 dias, 380 euros (63 euros por pessoa).