Rosh Hashaná, o Ano Novo Judaico – Conheça Essa Tradição

00-rosh-hashanah-jewish-new-year-5774-20013-05-09-131

Nesta quarta-feira, 20 de setembro de 2017, calendário gregoriano ou calendário do mundo, será para o povo Judeu, mais um novo ano para comemorar. Na realidade, no calendário de Israel será 29 de Elul de 5777 (até às 18:00 horas em nosso horário). Depois desse horário, será 1 de Tishrei de 5778 (primeiro dia de um novo ano), ou seja, Rosh Hashaná (“A cabeça do ano”) nome dado ao ano novo judaico.

 

rosh-hashana-uk

Para os judeus, foi neste dia que D’us criou o homem, no sexto dia da criação do mundo, por isso este dia foi o escolhido para ser o início do ano no calendário lunar judaico. Embora a ciência date o mundo com bilhões de anos, para os Judeus tem apenas cerca de 5778 anos.

 

2907824281_cb02d0559f_z

O Ano Novo Judaico promove dias de muitas alegrias, de orações e refeições festivas com a família e os amigos. Nesta festa, o simbolismo tem grande destaque, pois é costume do povo Judeu se envolver de objetos e alimentos que trazem sorte para o novo ano que se inicia. Nos jantares de Rosh Hashaná, a primeira refeição é à base de comidas cujos nomes, em hebraico, remetem às bênçãos que se desejam uns aos outros.

O mais conhecido destes alimentos é a maçã com mel, a qual expressa o desejo de que o novo ano seja bom e doce. Por este mesmo motivo, há o costume do Judeu de comer todo tipo de comida doce, como carnes e frangos temperados com frutas, compotas e sobremesas caprichadas. É bem conhecida também, a figura da romã na mesa de Rosh Hashaná. Antes de se deliciar com a fruta, os Judeus fazem pedidos para que tenham tantos méritos quanto os caroços da romã. Isso vale também para as ervilhas e o feijão de corda.

Ao comer a tâmara, a acelga, a cebola ou o alho-poró, por exemplo, eles pedem que D’us os proteja daqueles que não os querem bem. Antes de comer a cenoura, oram para que Ele cancele os maus decretos que existem contra si no momento do Julgamento Divino.

 

CO3Mf3pU8AEb7RI

São diversos os costumes relacionados a variados alimentos, cada um mais significativo, que contribuem para que a celebração do Ano Novo seja ainda mais especial.

Portanto, quero também desejar ao admirável povo Judeu:

שנה טובה ומתוקה

Shaná Tová Umetuká!

Um ano bom e doce!

 

 

 

super ofertas

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s