Alerta Sobre o uso de Henna nas Sobrancelhas

cejas

Com o objetivo de mudar o visual, as pessoas recorrem às diversas técnicas disponíveis no mercado visando satisfazer as suas vaidades, afinal, quando se trata da aparência, todos nós somos vaidosos. Uma prática que já vem utilizada alguns anos, é a técnica de preenchimento da sobrancelha com o pigmento de henna, que consiste em destacar as sobrancelhas, cobrir falhas e colorir os pelos. Embora o procedimento seja bastante estético, porém, em alguns casos, pode se transformar num terrível pesadelo.

 

eclépcya-2

A Henna (Lawsonia inermis) é um produto natural, conhecida não só como cosmético, mas também por suas propriedades terapêuticas de ações antibióticas e protetoras da pele. A Henna pura dificilmente provoca alergias. O problema está nas substâncias que são acrescidas à sua formulação. Podemos citar substâncias tais como: corantes químicos, sais de chumbo e principalmente uma substância denominada Parafenilenodiamina, muito utilizada para tornar a secagem mais rápida, dar coloração mais intensa e melhorar a definição do trabalho acabado. Tais substâncias alteram o produto gerando a possibilidade de reações. Dentre as reações, as mais comuns já relatadas são: vermelhidão, coceira (prurido), inflamação, formação de bolhas e descamações. Nestes casos, é necessária uma avaliação médica para permitir um diagnóstico preciso.

 

20131121_122409

Voltando a falar da substância Parafenilenodiamina (PPD), tal ingrediente é muito comum em corantes capilares, sendo o que está mais propenso a causar sérias reações alérgicas. Lógico que nem todas as pessoas desenvolvem alergias, pois nem todo organismo e nem toda pele é igual. Algumas pessoas podem ser muito sensíveis ao ingrediente, e, portanto, podem achar que esses produtos não são compatíveis com a sua   pele. O mesmo se dá para qualquer ingrediente usado em cosméticos.

 

IMG-20170907-WA0002IMG-20170907-WA0003thumbnail_IMG-20170907-WA0004IMG-20170905-WA0013thumbnail_IMG-20170905-WA0015thumbnail_IMG-20170905-WA0016IMG-20170905-WA0010

As fotos acima, mostram as diferentes fases do desenvolvimento da alergia em um rapaz o qual pude presenciar de perto. Muitas vezes as reações surgem logo após a aplicação da Henna, mas na maioria dos casos, elas se apresentam de um a três dias depois.

Outro caso ainda pior, ocorreu com uma jovem britânica de 16 anos. Ela sonhava em aplicar a tintura de Henna nas sobrancelhas e assim o fez. Horas depois, suas sobrancelhas ficaram vermelhas; no dia seguinte seu rosto estava inchado e mal podia abrir um olho; três dias depois, ela precisava de um tratamento hospitalar. Seu caso foi muito sério e por pouco não adquiriu alguma cegueira, pois sua alergia foi bastante grave, atingindo a grande região dos olhos. Veja nas fotos abaixo:

 

ad_234976679maxresdefault

 

Aplicar Henna nas sobrancelhas requer alguns cuidados:

  • Se certifique se você já teve problemas alérgicos na pele
  • Procure ler com atenção as instruções contidas na embalagem do produto
  • Faça a prova do toque 48 horas antes de aplicar o produto. Basta aplicar um pouco na área do antebraço e esperar 30 minutos, lavando bem em seguida.
  • Aguarde 48 horas
  • Verifique o local da aplicação, e se houver irritação na pele, coceira, ardência no local ou em regiões próximas, não use o produto. 

Essas informações servem também para proprietários e profissionais de clínicas de estética, evitando possíveis problemas com clientes e consequentemente, com a justiça.

 

1

 

O que fazer se você aplicou a Henna sem fazer a prova do toque e se deu mal?

No momento em que iniciar a alergia, use rapidamente um medicamento antialérgico por via oral, ou use um creme ou pomada. Mas aconselho que o melhor a fazer é buscar urgente a ajuda de um médico especialista.

 

 

 

 

super ofertas

 

 

 

 

 

 

 

27 comentários em “Alerta Sobre o uso de Henna nas Sobrancelhas

    1. Boa tarde Cassia!
      Não sei como está a situação do seu rosto no momento, e também não sei quais os procedimentos que você tomou no momento em que começou a reação alérgica da sua pele. De início, costuma-se usar um bom creme, tipo Fenergan, sobre a região afetada! e tomar um comprimido simultâneo. A tendência será recuar a alergia. Contudo, se nenhuma medida for adotada de imediato, então a coisa fica mais complicada e o tratamento mais prolongado até a cura definitiva. Existe caso em que, se não cuidar, corre-se o risco de espalhar a alergia pelas regiões próximas de onde se encontra a principal.

      Curtido por 1 pessoa

  1. Concordo com tudo bom post usei uma vez e jurei para nunca mais devias fazer tb um post sobre colocar pestanas nos cabeleireiros a qualidade dos produtos é péssima e quando é para tirar as pestanas postiças vem coladas as nossas pestanas usei uma vez quando quis tirar fiquei sem pestanas

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá minha querida amiga Alexandra!
      Fico feliz por tua presença, consideração e comentário. E te agradeço pela ideia de que eu crie um post falando sobre a qualidade dos produtos de pestanas. Também lamento por teres sido prejudicada após o uso de tais produtos.
      Breve estarei criando uma matéria neste sentido.
      Um beijo minha amiga.

      Curtido por 1 pessoa

  2. Meu caso foi igual a da moça que quase ficou cega, precisei de intervenção hospitalar 3 vezes. Pois sempre fazia a Henna e nunca antes havia tido alergia, daí por volta dos meus 22 anos fiz e tive a primeira reação gravíssima, pensei ser do salão onde fiz, esperei o tempo de tudo aquilo passar e tentei de novo em outro salão, novamente a reação veio. Fiquei então 2 anos e meio sem fazer a henna, e tentei em outro lugar cujo o profissional me disse usar uma henna totalmente natural. Dessa vez foi ainda pior e meus pelos caíram quase todos. Foi horrível! Nunca mais tentei, nem pretendo.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Iasmin, graças a D’us você não sofreu o pior! Infelizmente existem relatos de cegueira pelo uso indevido da Henna. O fato de você ter aplicado Henna no passado e não ter havido nenhuma reação, mas que posteriormente passou a desenvolver reações alérgicas, possivelmente se dá pela evolução industrial, com a modernidade do produto e inclusão de novas matérias primas o que passa a se tornar estranho para a sua pele. E o nosso próprio organismo é passível de mudanças ficando muitas vezes sensíveis e desenvolvendo as reações alérgicas.

      Curtir

  3. Bom dia, em um curso de design aprendi que geralmente, os casos de alergia se devam o fixador que vem com a henna, já que o pó é de uma planta natural. Então é aconselhável diluir em água. Mas mesmo assim, nada garante que a pó da henna não provoque alergia já que pode ter sua composição modificada. Como já foi dito, o ideal é sempre testar.
    😉

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá Joice!
      Concordo plenamente com as suas palavras, pois, embora a henna seja natural, no entanto, quando é acrescida de elementos químicos e sintéticos, já se torna um produto passível de cuidados e necessário de um teste prévio.
      Obrigado por seu comentário! Um abraço.

      Curtir

  4. Também fiz este procedimento é estou conforme a foto da garota a vacina, indo para o terceiro dia, já estive no hospital é agora vou iniciar o tratamento com antibióticos, uma vez que nenhum antialérgico intramuscular resolveu..Nunca mais farei novamente..

    Curtido por 1 pessoa

  5. Fiquei sem usar uns 3 anos, fui usar novamente essa semana. Conclusão: estrago feito minhas sobrancelhas estão um horror de feias, queimou minha pele em volta e por baixo delas e estou com muita coceira, ardência e olhos inchados !!! Muito triste essa alergia. Ah , não adianta tomar antialérgicos nem antes e nem depois.Só o tempo mesmo.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Estou como a foto da moça desde domingo, olho inchado muita coceira e um grosseirão na sobrancelha, não sei o que fazer, ja estou tomando anti alérgico me ajude

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s