Cambará – da Beleza ao Chá

Encontrada muitas vezes nos jardins residenciais pelo fato de ser uma planta muito bonita e cheia de charme, além de suas belíssimas flores, a Lantana camara ou simplesmente Cambará. O mais interessante é que essas espécies de plantas têm uma variedade de cores que podem ser laranja, rosa, vermelho, amarelo e branco. Apresentam flores de cores individuais ou até mesmo num misto de cores, formando um belo buquê.

cambara amarelo

A Lantana camara é originária do Brasil e é muito usada para fazer buquês e ramalhetes nas floriculturas.

cha-de-cambara-beneficios-dessa-planta

Além do seu uso ornamental, a Cambará também é usada na medicina para o alívio ou cura de alguns males físicos. Existem diversos depoimentos de que o chá preparado com o talo, com as folhas ou as flores, é eficiente no tratamento de alergias e infecções respiratórias. A infusão do Cambará é indicada para casos de gripe, asma, bronquite, resfriado e tosse.

Cambara Branco, Lantana camara,Cambará branco

Pesquisas têm revelado ainda que a Cambará é muito eficaz no combate às dores abdominais, febre, dores de ouvido, coqueluche, espasmos e até reumatismo.

01, 22, blog multiflora fernandopolis, flores que atraem beija flor e borboletas, jardins floridos o ano todo, blog multi vasos, blog mais plantas

Daremos agora uma receita sobre a maneira correta de fazer e usar o chá para fins medicinais.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de Cambará (talo, folhas e flores)
  • 1 litro de água

Modo de Preparar

Coloque as partes da planta na água em uma panela esmaltada e leve ao fogo. Quando começar a ferver, desligue o fogo e tampe a panela. Aguarde por dez minutos e coe.

Cambara-Lantana-camara-1-1

 

Posologia

Tome o chá morno, frio, ou até gelado, fica ao seu critério. Uma nota importante é não adoçar o chá. Tome-o sem açúcar, pois assim ele terá preservadas as suas propriedades medicinais. Tome 1 xícara do chá 3 a 4 vezes por dia (pela manhã, após o almoço e à noite antes de deitar).

Contra Indicações

Esse chá é contra indicado para crianças e mulheres grávidas.

Efeitos Colaterais

Os principais efeitos colaterais relatados são: náuseas, vômitos, diarreia, fraqueza, respiração difícil, que podem aparecer algumas horas após o seu consumo. Se os sintomas forem persistentes, procure atendimento médico.

Precauções

Muito cuidado em doses exageradas, pois poderá ocorrer intoxicação. Caso isto ocorra, procure urgente um médico.

Lantana

Esta matéria não visa substituir os cuidados médicos pela cura natural, busque sempre orientação de um profissional da medicina.

 

 

imagem-folheado-2

EX_reducao_de_precoS

 

Tênis de Led Vizzano zattini

Conheça os nossos demais parceiros e promoções em nossa seção LOJAS ONLINE

Anúncios

2 comentários em “Cambará – da Beleza ao Chá

  1. Cambará,não conhecia,conheci no seu post,é uma planta poderosa,né?O chá também deve ser poderoso!E seus efeitos colaterais também são poderosos!Ui!Você já tomou esse chá,o gosto é bom?Não conheço muitos chás mas dos que conheço gosto muito.Dentre eles,o de Camomila,que consigo tomar puro.Já o de Jasmim,só consigo tomar com adoçante.Mas gosto muito deles.Gente,tomar chá,com aquela tranquilidade,saborear,a paz que sinto,é muito bom.Faz tempo que não tomo chá,é um ritual,uma meditação.Tomo às vezes chá preto,mesmo sem precisar,só por tomar,mas acabo não tendo aquela concentração,aquele equilíbrio.No momento não tenho tomado outros chás além do preto,tenho esquecido.Obrigada por me lembrar.

    Curtido por 2 pessoas

    1. Eu nunca tomei esse chá, o conheci através de uma tia minha que reside em cidade do interior. Creio que você saiba, os sertanejos conhecem muito sobre a cura através das plantas. Aproveitei para tornar público os benefícios dessa planta poderosa por meio dessa divulgação. E percebi que você é fã dos chás, né? Realmente eles são ótimos, tomando com cautela e sem abusar, afinal, os princípios ativos das plantas e suas partes medicinais, são que nem os dos medicamentos convencionais, ou seja, requerem muito cuidado na dosagem e no conhecimento técnico.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s