A incrível beleza de Cleópatra sempre foi aceita sem contra-argumento. No entanto, não existe nada contemporâneo que comprove a sua beleza, nem sequer afirmações dos antigos sobre essa questão. Atualmente, existem diversos estudos de moedas e estátuas da época que revelam a verdadeira face da incrível mulher que seduzia a qualquer homem.
A história da vida e do suicídio de Cleópatra, tornou-se tema de diversas obras de arte, da literatura e do cinema. Ela já foi protagonizada pelas mais lindas atrizes do cinema: Claudette Colbert, Vivien Leigh, Elizabeth Taylor. Entretanto, as evidências contidas em retratos e esculturas modernas mostram um lado contrário aos seus supostos encantos e beleza romântica.
Revendo diversas imagens da época com estudos bem criteriosos, pesquisadores, analistas, historiadores e arqueólogos concluíram que Cleópatra não era dona de tanta beleza como sempre foi propagado. Geralmente as imagens que lhe são associadas refletem algo contrário a beleza, ou seja, caricaturas. Essas imagens são as únicas provas disponíveis para os estudiosos. A principal fonte confiável mais antiga foi o historiador Plutarco que escreveu: “Segundo dizem, sua beleza não era em si nem por si mesma incomparável… mas sua conversa tinha um encanto irresistível; de um lado, sua aparência, combinada à sedução de sua fala e, de outro, sua personalidade, que permeava suas ações de um modo inexplicável… era absolutamente fascinante. Sua voz era doce”.

De acordo com as palavras de Plutarco, Cleópatra conseguia envolver Reis e Imperadores apenas com as suas palavras e doce voz. Com certeza o seu encanto estava no seu falar, no seu agir e no seu vestir.
Um relevo do templo de Hátor mostra Cleópatra vestida de Ísis
Cleópatra era da dinastia ptolomaica, e assim sendo, não se encaixava nos padrões de beleza da época. As múmias de mulheres encontradas desta época, eram de 1,50 m de altura e não eram magras. Moedas e bustos encontrados de Cleópatra revelam uma pessoa de pescoço curto, grosso, nariz elevado e orelhas grandes.
Imagem de Cleópatra com seus adornos de rainha
Na ilha grega de Delos foi encontrado um busto o qual os pesquisadores associam com outras imagens já encontradas e que apontam para Cleópatra. A imagem mostra uma mulher de nariz curvo, dobras de gordura no pescoço e penteado típico da rainha.
Busto encontrado na ilha grega de Delos

Portanto, Cleópatra foi uma mulher sedutora que usava sua doce lábia para influenciar a política. Não era o seu aspecto físico que a tornava atraente; ela falava uma dúzia de línguas e entendia de matemática, filosofia, oratória e astronomia. O historiador Plutarco, apesar de odiá-la, dizia que Cleópatra tinha um encanto irresistível, o qual nascia de sua conversa.
Será? Que decepção!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu também me decepcionei quando soube, pois, a exemplo do povo em geral, eu fazia ideia de Cleópatra qual mulher modelo exuberante.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Vai ver que os padrões de beleza eram outros… (mantendo a esperança na Diva)☺️
CurtirCurtido por 1 pessoa
Cleópatra era da dinastia Ptolomaica e segundo pesquisas, as mulheres egípcias da época, não eram tão encantadoras, mas o historiador Plutarco tinha registros de que o encanto da Rainha estava nas suas palavras doces, inebriantes e de pura sabedoria.
CurtirCurtir
É,só se fosse na voz,nas palavras,mesmo…Mas o seu blog é delicioso,encanta com a variedade de temas,cheio de curiosidades.Parabéns!!!Muito bom!!!Eu tenho a sorte de ter conhecido blogueiros feras(no melhor sentido,é claro)!
CurtirCurtido por 2 pessoas
Agradeço pelos seus elogios e aproveito para afirmar que também admiro muito o seu blog com temas bem interessantes e envolventes. Também tenho sorte de conhecer você e seu site maravilhoso. E parabéns pra você também!!!
CurtirCurtir
Ou seja,num resumo ridículo,Cleópatra funcionava com a voz,ou seja,o forte dela era a voz encantadora,as palavras doces,né?
CurtirCurtido por 2 pessoas
Tudo indica que o seu ponto forte era simplesmente a doce voz com palavras intrépidas, embora ela envolvesse, no seu lado suave.
CurtirCurtir
CurtirCurtido por 1 pessoa