Ao sul da Cidade do México, entre os canais de Xochimico, localiza-se uma pequena ilha de aspecto tenebroso. Embora milhares de pessoas residam nas imediações, mas o interior da ilha é repleto de bonecas, algumas com membros cortados, cabeças decapitadas e até sem olhos. A maioria estão penduradas nas árvores, num visual sombrio. Conhecida como Isla de las Munecas (Ilha das Bonecas), o local é dedicado a uma garotinha pobre que foi encontrada morta de forma misteriosa.
A ilha, em seu aspecto geográfico, é até paradisíaca, mas não tem atrativos turísticos. Durante o dia as bonecas parecem ameaçadoras, e à noite, são particularmente perturbadoras.
Isla de las Munecas (Ilha das Bonecas)
A lenda da Ilha das Bonecas
Reza a lenda que uma garota foi encontrada morta, afogada em circunstâncias misteriosas, há muitos anos nesta ilha. Dizem que as bonecas são possuídas por seu espírito e que movem suas cabeças, seus braços e até abrem seus olhos. Testemunhas afirmam terem ouvido sussurros das bonecas pelas matas da ilha, enquanto outras dizem terem sido atraídas, como que por encanto, pelas bonecas.
Como a Lenda Começou
Os moradores dizem que foi o zelador da ilha o autor da história que envolve os mistérios por lá. Seu nome era Don Julian Santana Barrera, ele encontrou a garota se afogando em circunstâncias misteriosas, tentou salvá-la, mas infelizmente não conseguiu. Pouco depois, ele viu uma boneca boiando nas águas e deduziu que fosse da garota. Pegou então a boneca e a pendurou numa árvore, como uma forma de mostrar respeito e apoiar o espírito da menina.
Foto: Don Julian Santana Barrera (antigo zelador da ilha)
Contudo, muitas pessoas questionam a história de Julian e não acreditam que a tal garota tenha mesmo existido. Concluem que Julian fabulou a história sobre a garota como forma de distrair sua solidão. Quem o conheceu afirma que ele era muito esquisito e perturbado. Dizem que isto se deu algum tempo depois que ele encontrou a garota morta, talvez pelo fato de não ter conseguido salvá-la. Ele se assombrava com a boneca que havia pendurado na árvore e dizia ser o espírito da garota ativo na boneca. Passou então a buscar mais bonecas e espalhar por toda a ilha, ficando cada vez mais assombrado.
Após 50 anos colecionando bonecas e as pendurando na ilha, Julian foi encontrado morto, afogado no mesmo lugar onde afirmava ter encontrado a garota.
Os moradores locais dizem que a ilha é um lugar encantado. Após a morte de Julian em 2001, o local tornou-se uma atração turística, onde os visitantes trazem mais bonecas. A ilha ficou muito famosa e virou motivo de muitos artigos, iguais a este, inclusive sendo destaque até mesmo em programas de TV.
Embora não se tenha uma certeza absoluta de que a ilha seja mesmo assombrada, que essas testemunhas estão exagerando nos seus contos, mas a verdade é que, a Ilha das Bonecas é, sem sombra de dúvidas, um lugar muito assustador e misterioso.