O leite que não pode faltar na sua casa

2

A natureza é muito variada e através dela você encontrará uma série de soluções necessárias para a sua saúde e o seu bem-estar. Nesse artigo, vamos falar um pouco do famoso  gergelim também conhecido como sésamo. O gergelim (Sesamum indicum L.) contém grande variedade de nutrientes com alto valor biológico, como gorduras insaturadas (ajuda a reduzir o colesterol no sangue) e a lecitina, muito importante para o nosso organismo, inclusive a lecitina do gergelim é muito melhor que a lecitina da soja. O gergelim contém ainda algumas vitaminas essenciais ao nosso organismo, especialmente A, B1, B2, B12, B6, C, D e E; contém também Aminoácidos, Fósforo, Ferro, Magnésio, Cobre, Crómio, e ainda tem mais Cálcio que o próprio leite de vaca.

INDICAÇÕES DO GERGELIM:

O gergelim é indicado para tratar a prisão de ventre, hemorroidas, colesterol ruim e o excesso de açúcar no sangue. Além disso, melhora a elasticidade da pele, atrasa o aparecimento de cabelos brancos e fortalece os tendões e ossos. Suas propriedades incluem: ação adstringente, analgésica, antidiabética, antidiarreica, anti-inflamatória, bactericida, diurética, relaxante e repelente.

SEU MODO DE USAR:

As partes utilizadas do gergelim são suas sementes. Também pode ser usado na preparação de pães, bolos, bolachas, sopas, saladas, iogurte e feijão. O doce de gergelim é outra grande opção para uma sobremesa realmente deliciosa, que é muito típica em diferentes países. O seu leite é muito fácil de fazer e tem a vantagem de ser rico em cálcio e não possuir lactose. É rico em magnésio, mineral que associado ao cálcio e vitamina D, se torna essencial para a absorção do próprio cálcio.

2

INGREDIENTES PARA O LEITE:

  • 1 xícara grande de gergelim bege ou preto (o preto é o que tem mais cálcio)
  • 3 xícaras grandes de água filtrada ou mineral.

                                                                                                                                                                  MODO DE PREPARAR O LEITE:

Guarde o gergelim de molho na água de 8 a 12 horas.

Após esse período, jogue a água fora e fique só com as sementes hidratadas de gergelim.

Agora bata as sementes no liquidificador com 3 ou 4 xícaras grandes de água (a quantidade vai depender de você querer um leite mais grosso ou fino).

Coe e está pronto o seu leite de gergelim.

Guarde na geladeira e consuma em até 24 horas.

Se quiser adoçar, use mel (se não for diabético) ou estévia pura.

Mais um detalhe: depois de coar o leite, pegue a sobra das sementes e faça uma deliciosa ricota de gergelim, temperando com especiarias do seu gosto (alecrim, orégano, salsinha, azeite e sal, por exemplo). Essa ricota é chamada de “queigelim”.

2

Obs: esse artigo não visa tratar doenças ou substituir medicamentos, trata-se de um alimento natural. Sempre que necessário, consulte o seu médico.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s