Alguma vez na vida você já ouviu falar sobre abdominais hipopressivos? Muita gente desconhece e até mesmo nunca ouviu sequer falar destas palavras. Os abdominais hipopressivos fazem parte da vida de muitos atores estadunidenses e constituem um tipo de exercício de contração abdominal com pressão e tensão.
Essa alternativa para a estética corporal começou nos anos 80 e tornou-se algo essencial dentro de muitas academias de musculação e até mesmo em exercícios particulares. Contudo, se faz necessário usar as formas mais tradicionais de exercícios abdominais, pois ambos se complementam, mas em diferentes papéis: a forma mais tradicional estimula o ganho de massa e define a musculatura do abdome, ao passo que, a forma hipopressiva revigora a musculatura reduzindo todo o perímetro da cintura, evitando o acúmulo de gordura.
Como fazer esse tipo de exercício
Você deve, com muito cuidado, contrair a barriga para dentro, segure por uns 20 a 30 segundos, prendendo a respiração. Faça esse exercício em três séries de cinco repetições (cada), com intervalos de 30 a 40 segundos de descanso em cada série. O ideal é fazer ao menos três vezes por semana. O vídeo a seguir, lhe ajudará a entender um pouco da técnica:
Segundo o preparador físico Juan Francisco Marco, professor do Centro de Ciência Esportiva Alto Rendimento, na Espanha, essa técnica consiste em reduzir a cintura, tonificar o abdômen, firmar todo o cinturão pélvico e toda a musculatura da zona lombar. Ele afirma: “Depende muito da respiração e uma de suas características principais é a apneia (prender a respiração).”
Formas de praticar os abdominais hipopressivos:
Embora existam várias formas, posições e posturas para esse exercício, Juan Francisco Marco alerta para o cuidado de não praticá-las todas logo de início. Assim como qualquer outra forma de exercício, o certo é mudar à medida em que determinada forma se torne adaptada.
Conheça algumas das posturas mais básicas desse exercício:
Alongamento: feito em pé, mantendo o abdome bem apertado, com os braços esticados para cima.
Coaptação: em pé, com o tronco inclinado para frente, os ombros caídos e, nesta posição, mantendo o abdome contraído.
Quadrupedia: posição de ficar de quatro, e manter o abdome contraído.
Existe também a posição em que a pessoa fica sentada com as pernas dobradas e outras posições que podem ser pesquisadas ou até mesmo verificadas com um profissional dessa área.
Atenção aos cuidados!
Melhor seria você procurar orientação com um profissional habilitado que o oriente para a forma correta das posturas, da ativação dos músculos e principalmente da forma correta de prender a respiração. O professor Juan Francisco Marco afirma o seguinte: “Se é feito sem orientação e de forma descontrolada, pode chegar a provocar outras patologias de origem mecânica”.
Esses exercícios não devem ser feitos por mulheres grávidas e nem por pessoas com problemas de pressão alta, devido ao aumento da pressão sanguínea no ato de prender a respiração. Contudo, são excelentes para mulheres no pós-parto, porque eles fortalecerão os músculos profundos do abdômen.
Entenda melhor vendo o vídeo a seguir:
Crédito de imagem: BBC
Um comentário em “Saiba o que são as abdominais hipopressivas”